Secretaria da Educação e UPB dialogam sobre Formação em Regime de Colaboração

  
Dirigentes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), estiveram reunidos nesta quarta-feira (5), no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC) para dialogar sobre o Regime de Colaboração com os municípios da Bahia. O alinhamento teve como foco a Formação Continuada em Contexto Profissional e a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). 

Segundo a diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, a contribuição da UPB neste contexto é fundamental. “Tem um papel importante de mobilizar os municípios que ainda não aderiram ao regime de colaboração, além apoiar essa construção de parceria com as redes municipais”, afirmou a gestora, que aponta uma expectativa positiva. “Estamos satisfeitos com essa reunião e muito ansiosos para o início destas atividades formativas unindo educadores das redes estadual e municipal”, completou. 

Representando o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, pontuou a importância do regime de colaboração. “A educação não pode prescindir dos esforços coletivos e no momento que o governo abre o espaço para este diálogo, toda a Bahia ganha”, disse Manuelita que também colocou o ano de 2020 como determinante para a BNCC. “É urgente que trabalhemos atividades formativas, projetos e ações pedagógicas voltadas para a implementação da BNCC, que aqui no Estado tem o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), como sua principal diretriz”. 
  
“Quero parabenizar o IAT e a Secretaria da Educação como um todo, por estarem fortalecendo esta parceria dos municípios com o Estado, e principalmente por entenderem que não existem redes separadas, municipais e estadual. Somos uma só rede que precisa ser fortalecida, seja enquanto estado e municípios.  O nosso papel, enquanto UPB, é de colaborar para que a Formação Continuada contribua com a melhoria da qualidade e com a aprendizagem de nossos estudantes”, afirmou o prefeito de Santana e diretor da UPB, Marcão Cardoso que já colocou na agenda para março, um encontro entre a Secretaria da Educação do Estado e as Secretarias Municipais para alinhamento da Formação. 
 
Foto: Marvin Kennedy. 

Nenhum comentário: