Concessionária inicia montagem do canteiro de obras da ponte Barra a Xique-Xique



O canteiro de obras da ponte que vai ligar os municípios de Barra e Xique-Xique já teve a estruturação iniciada pela Concessionária Estrada do Feijão, que irá administrar o novo Sistema Viário. Serão 547 quilômetros, incluindo a recuperação da BA-160, que liga as duas localidades, beneficiando 2,7 milhões de habitantes da região. Em visita ao local, na terça-feira (18), o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, comemorou o avanço dos trabalhos.

"O Oeste baiano está se tornando um novo vetor de desenvolvimento para o estado. A construção desta ponte, somada à hegemonia do agronegócio desta região e à implantação do Polo Bioenergético e Sucroalcooleiro, no Médio São Francisco, são passos importantes para essa consolidação. A obra já é uma realidade. Gostei muito do que vi aqui", afirma Leão.


A Licença de Instalação para a construção da ponte sobre o Rio São Francisco, com cerca de 1km de extensão e 13,55 metros de largura, foi publicada no Diário Oficial do Estado, no mês passado. O consórcio vencedor da licitação já iniciou a construção dos canteiros e a mobilização dos equipamentos e de técnicos especializados.

“A ponte, que faz parte do projeto Sistema Viário da BA-052, vai tornar a travessia entre Barra e Xique-Xique mais segura e, também mais rápida. Os serviços de recuperação entre Feira de Santana e Xique-Xique, por exemplo, já foram iniciados melhorando a trafegabilidade da população”, ressalta Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

Para Adrião Borges, gerente de engenharia do Consórcio, é fundamental a realização desta obra para o desenvolvimento da região. "O maior beneficiário com a construção da ponte é a população que vai se desenvolver economicamente e, claro, toda região em função da maior circulação de riquezas, advindas do aumento do transporte de mercadorias e produtos", afirma.

Foto: Ascom/SDE.

Nenhum comentário: