Trabalho de inteligência policial no Carnaval conta com tecnologia



Policiais infiltrados estarão diretamente conectados com equipes de monitoramento, instaladas na Coordenação Operacional do Carnaval (COC), na sede da PC

A Polícia Civil montou um esquema de monitoramento, nos principais circuitos do Carnaval, que vai otimizar o tempo de ação das equipes em campo. Utilizando a tecnologia para agilizar o trabalho de inteligência, as informações coletadas pelos policiais, atuando como observadores, serão disponibilizadas rapidamente paras as equipes padronizadas, responsáveis pelas abordagens.


O delegado-geral, Bernardino Brito Filho, explica o funcionamento da Coordenação Operacional do Carnaval (COC), instalada no edifício-sede da Instituição, na Piedade. “Três salas do Departamento de Inteligência Policial (DIP) estão equipadas com computadores interligados diretamente aos delegados e investigadores espalhados nos dois principais circuitos. Assim, é possível direcionar o efetivo para pontos estratégicos”, salientou.

Um dos responsáveis pelo COC, o diretor do Departamento de Inteligência Policial (DIP), delegado José Eduardo, informou que monitores treinados devem assessorar os policiais nas ruas, filtrando as informações coletadas em campo, com foco em crimes contra o patrimônio (furtos e roubos). “Um localizador instalado nos celulares nos dá o posicionamento de cada equipe, permitindo maior agilidade nos deslocamentos”, reforçou o delegado.

Inteligência

Outra ferramenta utilizada pela Polícia Civil, no Carnaval 2020, é o Diário de Inteligência, documento elaborado durante folia pela COC e apresentado aos gestores de cada departamento da Instituição, envolvidos diretamente na festa.

O Diário traz dados importantes para o planejamento das ações de segurança, como as principais ocorrências registradas no dia anterior e locais considerados pontos focais da atuação de criminosos. “Esse mapeamento nos dará um panorama da festa e tornará a atuação mais eficaz”, explicou o diretor do DIP.

Outra novidade é o Relatório de Investigação que prevê uma varredura para identificar a possível atuação de um criminoso preso, em outros pontos da festa. “Estamos trabalhando de forma integrada com todos os departamentos da PC, e seu efetivo distribuído nos 34 postos policiais, além das demais forças de segurança para garantir uma festa de paz para o cidadão”, comentou Bernardino Brito Filho.

Por: Caroline Araújo.

Nenhum comentário: