Antes do Carnaval, passe na Hemoba e faça a sua doação de sangue



Antes de pular o carnaval, dê um pulo na Hemoba”. Realizando uma alusão aos emojis, figurinhas do Whatsapp e memes da internet, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia(Hemoba), inicia nesta quarta (12), uma campanha para mobilizar os doadores de sangue e garantir um estoque seguro de hemocomponentes para o carnaval. “Pretendemos sensibilizar nossos doadores através das redes sociais, criando um material que as pessoas possam compartilhar e convidar os amigos para doar sangue antes da folia”, esclarece Iara Matos, coordenadora de coleta e captação de doadores.


De acordo com o diretor geral da Hemoba, Fernando Araújo, como o carnaval baiano é uma das maiores festas do mundo, existe uma possibilidade de aumento da demanda durante o evento e o hemocentro precisa estar preparado para o período. “É um momento que ficamos em alerta. Existe uma grande movimentação de pessoas nas ruas e estradas com muitos foliões e turistas. Além disto, existe a demanda de sangue para pacientes que realizam tratamento hemoterápico, que precisa ser garantida. Para realizarmos um carnaval repleto de alegria para todos envolvidos, contamos com a solidariedade do povo baiano para intensificar as doações de sangue e deixar os nossos estoques em níveis seguros para a festa.”. Comenta o diretor.

Funcionamento

Os voluntários interessados poderão visitar as unidades em um horário diferenciado, oportunizando mais possibilidades para a doação de sangue. Em Salvador, o Hemocentro Coordenador, localizado na ladeira do Hospital Geral do Estado, funciona na quinta (20) e sexta-feira (21), das 7h30 às 18h30; no sábado (22) a coleta ocorre das 7h30 às 12h30. Segunda (24) e terça-feira (25) de carnaval, os doadores podem comparecer das 7h30 às 18h30 e na quarta-feira de cinzas, a unidade vai abrir das 13h às 18h30.

Na próxima semana, a unidade do SAC Cajazeiras funciona em expediente normal até sexta-feira, das 7h30 às 15h, reabrindo na quarta de cinzas no turno matutino. No Hospital do Subúrbio, os interessados podem doar sangue na quinta e sexta de 7h30 às 12h e de 13h às 16h30. A unidade não funciona entre os dias 24 e 26 voltando com o atendimento normal na quinta, 26 de fevereiro. A Unidade de coleta do Hospital Santo Antônio funciona até o dia 20, retomando o atendimento normal após o carnaval.

Critérios para doação

Vale lembrar que para doar sangue os voluntários precisam estar bem de saúde, ter de 16 a 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. No dia da doação, é importante seguir alguns requisitos básicos, como ter dormido pelo menos 6 horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e fumado por pelo menos 2 horas. Mais informações em Aqui.

Nenhum comentário: