Governador se reúne com gestores dos Núcleos Territoriais de Educação antes do início do ano letivo


Às vésperas do início do ano letivo na rede estadual de ensino, o governador Rui Costa se reuniu, no fim da tarde desta sexta-feira (7), com todos os  gestores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e com membros da equipe da Secretaria da Educação do Estado (SEC), inclusive o titular da pasta, Jerônimo Rodrigues. O encontro, realizado no prédio do órgão estadual, visou discutir ações incluídas no planejamento estratégico para 2020, com foco no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.


Esta é a primeira vez que o governador e os gestores dos 27 NTE se reúnem em 2020. "Gestão é algo que se faz, em qualquer lugar do mundo, seja no setor público ou privado, coletivamente. Para alcançar êxito, principalmente quando se trata de uma área mobilizadora como a Educação, é preciso engajamento e também que todos tenham participação em todo o processo e saibam da importância dos respectivos papéis. Esses gestores são parte fundamental da engrenagem da educação baiana", afirmou Rui.

Durante o encontro, o governador — que completa, na próxima semana, 400 escolas visitadas em todas as regiões do estado — abordou pontos que considera essenciais, tais como o contato frequente dos gestores dos NTE com diretores, por meio de ferramentas capilares que garantam sintonia e articulação na ponta para garantir unidade de ação.

Rui ainda alertou sobre a importância de os gestores dedicarem mais tempo para a visitação das unidades que fazem parte dos núcleos; de nivelar o conhecimento das regras de lotação dos docentes para evitar excedentes e sobreposições de professores; de fazer um checklist e garantir tudo que é fundamental para assegurar fluidez na aprendizagem; e de programar reuniões periódicas para compartilhamento de boas práticas, com o intuito de nivelar o cuidado da comunidade escolar com as estruturas das quais fazem parte, a fim de diminuir diferenças dentro da rede.

Mais de 750 mil estudantes fizeram a matrícula e irão cursar o ano letivo 2020 em unidades escolares da rede estadual de ensino. Em todo o território, as aulas começam na próxima segunda-feira (10) e seguem até 15 de dezembro.

Foto: Fernando Vivas/GOVBA.

Nenhum comentário: