"Projeto modelo de irrigação em Barra vai integrar educação, agronegócios e desenvolvimento", diz Leão


 

O projeto para implantação de uma Fazenda Escola Modelo, para desenvolver técnicas agrícolas dentro do Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas de Barra, no município de Barra, no médio São Francisco baiano, está em estágio avançado. O vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, esteve no local na segunda-feira (17) e terça-feira (18), com empresários do agronegócio do Oeste, que serão parceiros da iniciativa.

"Este projeto modelo vai ajudar inclusive o desenvolvimento do Polo Bioenergético e Sucroalcooleiro aqui na região. Ocorrerá dentro da escola técnica, com o apoio da Universidade Federal do Oeste Baiano (Ufob), que possui cursos de agronomia e veterinária, e com a parceria de grandes produtores do Vale do São Francisco, como a Agrovale, Miolo e Grand Valle, e do Oeste, como a AIBA e a ABAPA", afirma Leão.


O projeto de irrigação conta com 100 hectares que serão divididos para o plantio de cana-de-açúcar, capim, grãos como soja, milho, feijão e algodão, e de frutas a exemplo uva, manga, banana, acerola, cacau, goiaba e caju. Além do cultivo, haverá a parte agroindustrial, com unidades destinadas ao processamento frutífero, usina de açúcar e etanol e vinícola para produção de vinhos, sucos e espumantes.

         "Entendo ser possível desenvolver o município com a competência técnica de cada aluno daqui. Temos uma missão aqui, porque vivemos o agronegócio todos os dias, viemos conhecer o projeto da CEEP e confesso que vejo a Barra com um futuro promissor muito grande, pois tem potencial para produção agrícola e pecuária", projeta Moisés Schmidt, vice-presidente da Associação de Agricultores e Irritantes da Bahia (Aiba) e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras.

Para o professor Jairo Magalhães Jr, diretor do campus da UFOB na Barra, se os estudantes da CEEP e da universidade abraçarem o projeto, haverá bons resultados. "Assim colheremos frutos para o município. Vamos deslanchar, com velocidade, todo potencial da cidade", declara.

De acordo com o vice-governador, o a fazenda modelo tem o propósito de contribuir com a formação prática dos estudantes de Barra e região, integrar as cadeias produtivas e promover o empreendedorismo de forma sustentável e por meio de manejos sustentáveis. A SDE, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Educação são parceiras no projeto de irrigação. A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), a Euroeste e o Grupo Paranhos também são apoiadores desta ação de desenvolvimento regional.

Nenhum comentário: