Carnaval terá ação de combate ao racismo



O Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), atuará no Carnaval de Salvador, mais uma vez, com o serviço de enfrentamento ao racismo. Os trabalhos serão abertos na quinta-feira (20), às 9hs, com a equipe do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, na sede do Procon (Rua Carlos Gomes, 746, centro), integrada às demais políticas sociais oferecidas para a festa momesca.

O atendimento no posto fixo do Procon acontecerá todos os dias da folia, sempre das 10 às 22 horas. No local haverá recepção de denúncias e orientação jurídica aos foliões. A ação, intitulada “Carnaval sem Racismo”, também inclui campanha de sensibilização nos principais circuitos da folia e carnavais de bairro, com técnicos qualificados para o monitoramento das situações de violação de direito contra a população negra. Denúncias e orientações poderão ser feitas, ainda, pelos telefones 3117-7448 e 0800 284 0011 (Ouvidoria Geral do Estado - OGE).


Com os trabalhos, coordenados pela Sepromi, o Governo do Estado pretende sistematizar dados sobre a ocorrência dos crimes de discriminação racial e acompanhar a resolutividade dos casos junto à Rede Estadual de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa.

Unidade Móvel nos bairros e circuitos – No circuito Dodô (Barra-Ondina) estará em funcionamento a Unidade Móvel do Centro de Referência Nelson Mandela. Serão oferecidas informações, atendimento preventivo e acolhimento de denúncias de racismo. O equipamento será instalado na Avenida Ademar de Barros, nas imediações do Monumento das Gordinhas, no bairro de Ondina.

Serviço:

O quê: Carnaval sem Racismo - Ação de combate ao racismo no Carnaval 2020.

Quando: Entre quinta-feira (20/02) e terça-feira (25/02), das 10 às 22hs.

Onde:

Posto Fixo (Sede do Procon - Rua Carlos Gomes, 746, centro de Salvador).

Unidade Móvel do Centro Nelson Mandela (Av. Ademar de Barros, Ondina – Monumento das Gordinhas).

Equipes itinerantes

Circuitos Dodô, Osmar e Batatinha

Carnavais de bairro - Nordeste de Amaralina (sex, 21/02); Curuzu (sáb, 22/02); Paripe (dom, 23/02); Garcia (seg, 24/02); Cajazeiras (ter, 25/02).

Nenhum comentário: