Bombeiros intensificam prevenção para reduzir número de ocorrências no Carnaval


Faltam poucos dias para o Carnaval e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia já intensificou operações de prevenção visando minimizar acidentes e ocorrências durante a folia momesca. Uma dessas ações foi realizada na manhã desta segunda-feira (10), em um local bem próximo de um dos circuitos mais movimentados da festa e um dos pontos que mais atraem turistas na capital, a Praia do Porto da Barra.

Comandante do 12º Grupamento de Bombeiros Militares (Salvar), o major Rogério Cerqueira lembra que até a escolha da roupa pode garantir um Carnaval tranquilo. “Os cuidados vão da alimentação até questões de vestimenta. Indicamos que a alimentação seja leve, que o folião se hidrate e beba bastante água e também que usem roupas frescas, além de um tênis e sapatos de salto baixo. São medidas simples que podem significar somente alegrias nesses dias de festa”, alertou o bombeiro.


Cuidados precisam ser tomados por quem vai curtir a folia e também por quem vai trabalhar nos circuitos da festa. “Todos precisam contribuir para uma festa sem acidentes. A baiana de acarajé, por exemplo, precisa fazer o uso correto e responsável do botijão de gás. O mesmo vale para os vendedores de queijo coalho, que circulam com aquele recipiente cheio de brasa. Por isso, fazemos um alerta e conversamos com todos os ambulantes”, assegurou o comandante do Salvar.

Folia no mar

Muita gente prefere se refrescar no mar, enquanto os trios percorrem as vias dos circuitos. Mesmo nesses casos, há diversos cuidados que devem ser tomados, como explica o soldado do Grupamento Marítimo (Gmar), Vandic Maltez. “Em locais com equipes de salvamento, deve-se procurar o bombeiro e saber qual é o lugar mais indicado para banho. É importante, ainda, usar protetor solar para evitar insolação ou queimaduras e não misturar álcool e atividades aquáticas para diminuir a possibilidade se afogar”, avisou.

Outra ocorrência que costuma aumentar durante a folia é a de crianças perdidas, principalmente nas praias. A fim de reduzir casos como esse, os bombeiros disponibilizam pulseiras de identificação resistente à água. De diversas cores, além de agilizarem a busca pelo responsável, as pulseiras ainda agradam a criançada. Mãe de dois pequenos que tiveram o acessório colocado no braço, a médica Sandra Figueiredo aprova a ação. “É bom saber que se eles, por ventura, se perderem de nós, existe essa forma fácil e rápida de promover o encontro”, avaliou.

Além dos postos de comando, os bombeiros vão disponibilizar ambulâncias posicionadas em pontos estratégicos de todos os circuitos da festa para reduzir o tempo de resposta de possíveis ocorrências. O Carnaval 2020 começa, oficialmente, na quinta-feira (21), e se encerra às 12h da quarta-feira de cinzas (26).

Por: Renata Preza.

Foto: Camila Souza/GOVBA.

Nenhum comentário: