25 anos de SEI, 65 anos de história

 

Em 2020, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) completa 25 anos de existência como superintendência e 65 anos de história dedicada ao planejamento no estado da Bahia. 

Criada pelo Decreto n° 16.261, de maio de 1955, a Comissão de Planejamento Econômico (CPE), dirigida inicialmente pelo economista Rômulo Almeida, recebeu a incumbência de elaborar estudos e pesquisas para subsidiar o planejamento governamental. Como tal, o órgão se constituiu na primeira experiência institucional de planejamento no Brasil, sendo responsável pela realização de importantes estudos e projetos no estado da Bahia. 

Como consequência dos bons resultados alcançados, a CPE foi transformada pelo governo do estado em Fundação Comissão de Planejamento Econômico, passando a ter maior autonomia com o Decreto n° 17.260, de janeiro de 1959, que lhe atribuiu novas finalidades, como a de "realizar estudos, pesquisas, projetos, análises e trabalhos" solicitados pelo governo. 

Em 1966, por conta de uma reforma administrativa, o órgão passou a se intitular Fundação de Planejamento, mantendo a sigla CPE. Nessa mesma época foi criado o Departamento Estadual de Estatística (DEE), com o encargo de realizar análises, recebendo, em 1973, a denominação de Departamento de Geografia e Estatística (DGE) e agregando a tarefa de efetuar levantamentos geográficos. 

No ano de 1975, o DGE foi extinto, e suas atribuições passaram a ser desempenhadas pela Fundação Centro de Planejamento da Bahia (Ceplab). Simultaneamente, a Fundação de Planejamento (CPE) teve seu nome mudado para Fundação de Pesquisas (CPE). 

Em 1979, novas atribuições foram agregadas, alterando-se o nome da instituição para Fundação Centro de Pesquisas e Estudos (CPE), denominação que seria mantida até o ano de 1980, quando o órgão foi extinto, juntamente com a Ceplab, e suas atividades foram absorvidas pelo recém-criado Centro de Planejamento e Estudos (CPE). 

No ano de 1983, o Centro de Planejamento e Estudos passou a se chamar Centro de Estatísticas e Informações (CEI). Em paralelo, foi criado o Centro de Projetos e Estudos (Cenpes), que, em 1987, seria transformado na Fundação Centro de Projetos e Estudos (CPE). 

Em 18 de janeiro de 1995, por força da Lei n° 6.812, assinada pelo governador Paulo Souto, ocorreu a fusão entre a Fundação Centro de Projetos e Estudos e a autarquia Centro de Estatísticas e Informações, sendo criada a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). 

Atualmente, a instituição se constitui no principal provedor de dados do estado, atendendo a demandas provenientes de várias esferas do governo, dos municípios e da sociedade civil, tendo como missão: "Informação a Serviço da Sociedade". 

Com o slogan, 25 anos SEI, 65 anos de história, estamos comemorando a importância da instituição como principal provedora de dados oficiais, informações e conhecimento para o estado. Apresentamos hoje a sociedade como marco inicial do ano comemorativo o redesign da marca oficial e o selo que celebra essa história.   

Nenhum comentário: