Leia as notícias que são destaques na política de Paulo Afonso



No sábado (07), o ex-prefeito Anilton Bastos esteve, a convite, no Encontro Regional do PP - Partido Progressista que aconteceu em Paulo Afonso. Ele retribuiu a visita que o deputado federal Mário Júnior fez ao mesmo na semana passada em sua festa de aniversário.

A despeito das manchetes em Blogs e Sites que dão conta de que o PP agora é a nova força política local e já indicam nome forte as próximas eleições, eles estão esquecendo de combinar com os Russos, como diria Garrincha.

Conta a lenda que na Copa de 1958 o técnico brasileiro Vicente Feola reuniu os jogadores e combinou a estratégia para o jogo com a União Soviética. Dizem que a estratégia envolvia uma jogada em que Nilson Santos, Zito e Didi trocariam passes curtos no meio do campo para atrair a atenção dos russos. Vavá puxaria a marcação da defesa deles caindo para o lado esquerdo do campo. Depois de um tempo, Nílton Santos deveria fazer um lançamento para direita, alcançando Garrincha pelas costas do marcador. Garrincha dribla e cruza para Mazzola, que faria o gol.

Depois de ouvir com atenção, Garrincha, com a cabeça de gênio da bola e com a maior simplicidade possível, perguntou: Tá legal, Seu Feola… mas o senhor já combinou tudo isso com os russos?

Pois essa história se aplica as matérias publicadas. Já combinaram essa dobradinha com os eleitores? Melhor, já acertaram com o próprio Anilton ou estão jogando barro na parede e se colar colou?

Falando no próximo ano, o atual prefeito Luís de Deus está com toda a força tentando consolidar seu nome. O homem está em ritmo de campanha eleitoral. A coisa tá tão séria que nem nos discursos a turma do oba-oba tá tendo cuidado e, deixam escapar que estão mesmo é já trabalhando pela reeleição do mandatário.

Cuidados nestes tempos de filmagens e gravações não devem fazer falta a ninguém, é bom colocar as barbas de molho, porque podem chover denúncias no ministério público do uso da máquina pública em proveito próprio.

Mário Galinho andou sumindo do noticiário. Não sei se a decisão foi dele ou da assessoria. O certo é que ele andou sendo notícia e em boa parte envolvido em polemicas. Para quem deseja ser candidato viável, se meter em bola dividida neste momento pode arranhar a canela e não é nada bom para ele.

Dizem aqueles que vão conversar com Galinho sobre eleição municipal que o homem já vestiu a paletó. Assim como no caso do PP, vale a mesma pergunta: já combinou com os eleitores?

Raimundo Caires é uma incógnita. Ninguém sabe o destino que ele deve tomar no próximo ano. O certo até o momento é que ele colocou seu nome como pré-candidato a prefeito. Sem assessoria na comunicação, tá difícil saber o que ele anda fazendo. Como dizia Chacrinha, quem não comunica, se trumbica.

E o PT?

Que já teve o primeiro vereador eleito no Nordeste aqui em Paulo Afonso, Evandro Paiva. Que foi importante na luta sindical local e contribui com um deputado federal e presidente estadual do Partido, Alcides Modesto, que tem um deputado estadual da cidade, Paulo Rangel, está mais parado que lajedo.

O advogado Luís Neto colocou o seu nome para a disputa, logo em seguida outros filados também o fizeram. Mas o partido depois de ser uma referência no estado, parece ter optado em abdicar do protagonismo. O debate está nas redes e muito pouco internamente.

O PT vai precisar de bons alfaiates para costurar bem a roupa que ira vestir na próxima eleição. 

Nenhum comentário: