Setor de eucalipto e celulose solúvel é tema de visita do Governo da Bahia



Conhecer operações da Bracell na Bahia, estreitar as relações e ampliar a visibilidade das atividades de produção de eucalipto e de celulose solúvel foram focos de visita institucional que uma comitiva técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE) fez, essa semana, às instalações das unidades da empresa em Camaçari e Entre Rios. Laís Maciel, diretora de Interiorização do Desenvolvimento e Fomento à Indústria de Energias Renováveis, e Juliana Oliva, coordenadora de Fomento à Indústria de Energias Renováveis, ambas da SDE, demonstraram entusiasmo com o potencial da empresa e destacaram a necessidade de estimular o desenvolvimento de políticas para fortalecer o setor.


“A visita à Bracell foi para iniciarmos o contato com o setor de celulose solúvel e conhecer um pouco mais o que está sendo produzido na Bahia em nível de qualidade, tecnologia e empregabilidade. É importante a gente saber que tem um mercado de celulose solúvel especial, de qualidade, com tecnologia além do papel”, declara Laís.

A diretora da SDE espera estabelecer um vínculo entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Bracell a fim de se melhorar a comunicação entre as partes. “Para que o Governo possa construir políticas públicas eficientes para fomentar o setor, não só para manter o que já tem aqui, mas para atrair novos investimentos para a área”.

Para Laís, “é preciso entender que a celulose está mais perto da gente do que se imagina” e que o produto “é uma alternativa para substituir matérias-primas com origem em combustíveis fósseis. O desconhecimento faz com que muitas pessoas acreditem no mito de que uma floresta plantada, que ocupa uma área antropizada, causa um mega impacto, quando, na verdade, o impacto maior é com o que a gente já está utilizando hoje, que são os produtos de origem no petróleo. Então, a floresta plantada pode ser desmistificada quando a gente começar a disponibilizar mais informações”, acrescenta. Outro ponto de destaque foram os programas sociais e ambientais da Bracell que já beneficiam mais de 50 mil pessoas no litoral norte, agreste e recôncavo da Bahia.

Guilherme Araújo, diretor-geral adjunto da Bracell Bahia, ressalta que “a visita da comitiva foi uma demonstração de atenção por parte do Governo com a empresa e é importante não apenas para nós, mas para toda a indústria de celulose no Estado, que tem interesses comuns e contribui conjuntamente de modo muito positivo para a balança comercial da Bahia e do Brasil”.

O encontro, que faz parte das iniciativas de diálogo e transparência nas relações institucionais da Bracell BA, reuniu apresentações sobre as operações florestais e industriais, visitas ao Viveiro Quatis e em uma área de plantio de eucalipto, em Entre Rios, além da fábrica de celulose solúvel, em Camaçari.

Ascom: Bracell/SDE.

Fotos: Divulgação/Bracell.

Nenhum comentário: