Estado amplia em 100% o número de escolas com a oferta de Educação em Tempo Integral



A Secretaria da Educação do Estado ampliará em 100% o número de escolas com ofertas de Educação em Tempo Integral. A rede já possui 92 unidades e passará, em 2020, a ter mais 108 escolas com a oferta de Educação em Tempo Integral, que também vão ofertar Educação Profissional e Tecnológica. O anúncio foi feito pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, nesta quinta-feira (19), durante encontro sobre Educação em Tempo Integral, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.


Com isto, a rede atenderá cerca de 22 mil estudantes com Educação em Tempo Integral, que propõe a ampliação do tempo e das oportunidades de aprendizagens, por meio da ciência, da arte, do esporte e da cultura imbricados aos componentes curriculares, como Português e Matemática.

O secretário destacou o diferencial da Educação Integral e da Educação Profissional para o aprendizado e a formação profissional dos estudantes. “Esta é uma demanda do governador Rui Costa de intencionalidade com a Educação Integral em todos os municípios da Bahia. Estamos juntando essas duas peças, que não podem ser separadas, porque a Educação Integral precisa ser integralizada e integrada. E a formação profissional é um bom percurso, um bom itinerário”, afirmou.

Jerônimo Rodrigues lembrou ainda que este foi um ideal de Anísio Teixeira. “Em 2020, a Bahia fará um grande reconhecimento ao trabalho e estudo do educador Anísio Teixeira. A Educação em Tempo Integral foi conceituada primeiro por ele. É uma alegria ver mais 100 escolas da Bahia convidadas a seguir esta proposta”, disse.

Para o coordenador executivo de Projetos Estratégicos da Educação, Marcius Gomes, esta é uma agenda prioritária e estratégica para educação da Bahia. “Não queremos apenas avançar na oferta, mas também nos indicadores de aprendizagem, reconhecendo que a Educação em Tempo Integral oferece grandes possibilidades para os jovens”, sinalizou.

A gestora Sônia Barbosa, do Colégio Estadual Eraldo Tinôco, de Alcobaça, considerou um avanço a oferta integrada entre as duas modalidades. “Nossa escola é única da rede estadual no município. Será uma grande mudança, com possibilidades dos estudantes aumentarem o conhecimento e ingressar no mundo do trabalho. Acho que será muito bom para comunidade”.

Foto: Secretaria da Educação do Estado.

Nenhum comentário: