Secretaria prepara formação continuada para profissionais da Educação Profissional e Tecnológica


 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT) e do Instituto Anísio Teixeira (IAT), promove entre os dias 27 e 30 de agosto a primeira etapa da formação continuada para profissionais da educação que atuam nas unidades escolares da rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica.

Este primeiro momento da formação será destinado aos gestores, coordenadores pedagógicos e técnicos dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) que fazem o acompanhamento da educação profissional.  Um segundo momento, que acontecerá em outubro, envolverá também, os articuladores de curso.


Toda a proposta pedagógica da formação está sendo construída pelo IAT e SUPROT. De acordo com a diretora pedagógica do Instituto Anísio Teixeira, Diana Melo, esta proposta é diferenciada da formação continuada oferecida aos profissionais da educação das escolas regulares. “Currículo e avaliação também entram no contexto, mas o foco da formação é a articulação da Educação Profissional com o Mundo do Trabalho, tomando como contexto o trabalho como princípio educativo”, informou.

Para o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, a formação continuada exerce um papel central no processo para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, sendo fundamental a relação colaborativa da Educação Profissional e Tecnológica integrada à Educação Básica com a expertise da equipe de gestores e educadores do IAT. “É um momento ímpar essa preocupação da Secretaria da Educação, sob responsabilidade conjunta do IAT, nessa agenda formativa, ou seja, na escuta às escolas, aos gestores, aos NTEs, aos profissionais da educação. O IAT é uma instituição importante da Secretaria tendo por foco maior a formação”, afirmou.

Nenhum comentário: