Embasa investe R$ 75,3 milhões no abastecimento de água de Paulo Afonso



A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) garantiu investimentos da ordem de R$ 75,3 milhões para a ampliação do sistema integrado de abastecimento de água de Paulo Afonso. A primeira etapa do empreendimento, que conta com recursos próprios da Embasa e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), será licitada ainda este ano.


Durante a primeira etapa, está prevista a ampliação da estação de tratamento de água do bairro BTN, a recuperação de uma estação de bombeamento e a implantação de uma nova estação, a construção de um reservatório no bairro Aeroporto, com capacidade de mil metros cúbicos, além da implantação de 12 quilômetros em adutoras de água tratada. Diversos bairros da cidade serão beneficiados, como Aeroporto, Clériston Andrade, Siriema, Jardim Bahia, Moxotó, Barroca, Centro Comercial, Perpétuo Socorro, BNH, Caminho dos Lagos, Abel Barbosa, Alves de Souza, Vila Nobre, Centenário, Sal Torrado e Fazenda Chesf.

De acordo com André Guimarães, gerente de projetos de abastecimento de água da Embasa, a obra, quando concluída, beneficiará mais de 115 mil pessoas. “Mas o projeto já prevê o atendimento a longo prazo, garantindo, até 2031, o atendimento de mais de 154 mil pessoas”, informa.

A captação de recursos pela Embasa junto ao BNDES, bem como a aplicação de investimentos para beneficiar a população de Paulo Afonso, já é resultado da assinatura do convênio de cooperação entre o município e o Estado da Bahia, visando a gestão associada dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. “Este é um dos últimos passos antes da assinatura de contrato de programa com a empresa. Com isso, tanto a Embasa, como o órgão financiador e o município gozam de segurança jurídica para realização de investimentos”, explica Alberto Oliveira, gerente de Relacionamento com Titulares da Embasa.

Nenhum comentário: