Dimas Roque: Bahia assina acordo que amplia soluções tecnológicas na área da saúde

22.8.19

Bahia assina acordo que amplia soluções tecnológicas na área da saúde



O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, assinou nesta quarta-feira (21), um termo de cooperação com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia (SECTI) para desenvolver soluções de tecnologia da informação e conhecimento voltadas para a melhoria do ensino, pesquisa e assistência nas unidades de saúde estaduais. 

De acordo com o secretário, "a iniciativa contempla a implantação da infraestrutura necessária para prover Teleassistência e Informatização, o que significa que a tão sonhada integração de prontuários e a busca do prontuário único na Bahia estão mais pertos do que nunca", destaca Vilas-Boas.

O acordo foi assinado durante o ‘Workshop Saúde Digital: desafios para a Bahia’, evento que reuniu em Salvador mais de 200 representantes dos governos estadual e federal, além de universidades e entidades do setor de tecnologia.

O titular da pasta estadual da Saúde pontua que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) apresentam um papel transformador na gestão da saúde, sendo elemento-chave para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na saúde e no bem-estar. "Isso inclui a transformação dos sistemas de saúde em universais, o que atende a proposta da Organização Mundial da Saúde".

Segundo os organizadores, o encontro foi uma oportunidade para conhecer e dar continuidade às ações de ciberinfraestrutura, teleassistência, educação e saúde, assim como avançar a discussão e o desdobramento integrado no estado. A prática digital da saúde, generalizando para Saúde Digital, é formada pelo conjunto de técnicas, práticas, atitudes, modos de pensar e novos valores que se desenvolvem em consequência do crescimento do espaço digital.

Ascom Sesab.

Nenhum comentário: