Aluna de escola municipal de Serrinha recebe hoje Medalha de Bronze pelas Olimpíadas de Matemática


“Matemática é a minha paixão!”. É assim, de boa cheia, que a jovem Melissa Cristina da Costa Américo, de 15 anos, se refere aos números. Estudante da Escola Municipal Maria Áurea, da Cidade Nova, a garota fez dessa paixão uma conquista e um motivo de orgulho para ela e sua família; para a escola; e para toda a cidade de Serrinha. Melissa ganhou a medalha de Bronze nas Olimpíadas de Matemática 2018 (OBEMP), uma disputa nacional envolvendo escolas públicas de todo o Brasil. A medalha será entregue hoje (26.08), às 14h30, no auditório central da Universidade Estadual de Feira de Santana.

“É muita felicidade pra gente, muita alegria”, afirma a mãe da aluna, Ana Paula da Costa Américo. O pai, Davi de Jesus Américo, chama a atenção para a dedicação da filha: “ela sempre foi muito estudiosa e sempre se interessou por números”, conta.

Melissa conta que foram 3 horas de prova e que, em alguns momentos, chegou a ficar nervosa. Nessas horas, as lições que aprendeu na escola foram fundamentais. “Meu professor me ensinou a manter a mente tranquila”, conta. O professor, José Vicente de Jesus Lima, trabalha há 22 anos na rede municipal de ensino de Serrinha e há 10 na escola Maria Áurea. Ela fala do que aconteceu quando soube da vitória de Melissa: “quase choro”, conta. 

A vitória de Melissa tem um gostinho a mais de vitória já que 2018 a menina enfrentou um problema de saúde e chegou a pensar em abandonar os estudos. “Tive todo apoio da escola para continuar meus estudos”, afirma Melissa. “O apoio que tivemos da escola foi fundamental”, garante Ana Paula, mãe da estudante.

“Nós sabíamos do potencial da Melissa. É uma sensação de dever cumprido”, afirma o professor. A diretora da Maria Áurea, Denise Malta, também não disfarça o orgulho pela conquista da aluna: “Mel é diferenciada. Vai ter sucesso onde ela for. A gente se sente parte dessa conquista”, diz. Melissa retribui os elogios: “Essa medalha é uma conquista de todos: da minha família, da escola e da cidade de Serrinha”, garante.

Para o prefeito Adriano Lima a história de Melissa serve de inspiração para muita gente: “para outros alunos da rede municipal e também demonstra que temos profissionais qualificados dentro da educação pública”, afirma.

Mas engana-se quem pensa que a jovem Melissa Cristina da Costa Américo já está satisfeita com essa conquista. Ela participou e já foi classificada para a segunda fase das Olimpíadas de Matemática deste ano. “Rumo a prata”, garante a estudante.

Nenhum comentário: