Dimas Roque: Grupo colombiano faz três apresentações gratuitas em Salvador

9.8.19

Grupo colombiano faz três apresentações gratuitas em Salvador



Primeira apresentação acontece no domingo, 11, em Alagados.

Um espetáculo multilinguagem que mescla dança, música e audiovisual para abordar histórias e costumes do Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, localizado no Caribe colombiano, tendo como fio condutor um mensageiro de notícias, personagem real bastante conhecido nas ilhas. Esta é a proposta de o Som dos Caracóis do Make Up Traditional Group, grupo colombiano que utiliza seu repertório de danças e músicas tradicionais para divulgar a cultura local. O grupo faz três apresentações neste mês de agosto, com acesso gratuito, em três espaços culturais de Salvador administrados pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA): Espaço Cultural de Alagados, dia 11, às 15h; Casa da Música, dia 12, às 19h; e Centro Cultural Plataforma, dia 15, às 19h.


O arquipélago é composto por 19 ilhas e os seus primeiros colonizadores foram puritanos europeus e lenhadores jamaicanos, além de grupos de comunidades africanas. Como resultado dessa pluralidade, as ilhas apresentam riqueza de danças e ritmos, influenciados por diversos estilos como polka, pasillo, quadrille, mento, calipso, entre outros. Toda essa diversidade estará no palco em Som dos Caracóis, espetáculo que tem uma hora e meia de duração, e conta com a participação de 22 artistas colombianos, entre bailarinos e músicos.

As apresentações fazem parte de uma ação de intercâmbio entre o grupo Make Up Traditional Group e a Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult/Secult) para promover, além da dinamização de pauta, experiências e vivências artísticas entre os integrantes do grupo e artistas residentes dos espaços culturais.

MAKE UP FOUNDATION OF THE ART AND CULTURE – Dirigida pela atriz, bailarina e coreógrafa baiana radicada na Colômbia, Conceição de Cristo, o grupo tem como objetivo promover o conhecimento, a valorização e a difusão da cultura ancestral do arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina. Formado por crianças, adolescentes, jovens e adultos comprometidos com a identidade cultural das ilhas, eles fortalecem a tradição dos costumes e estilos próprios através da dança, teatro e música. O grupo participa de festivais, encontros e premiações internacionais, levando a cultura do arquipélago para o mundo.

Espaços Culturais da SecultBA - A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados - e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br.

Serviço

Som do Caracol: Show de Música e Dança do Caribe

Local: Espaço Cultural de Alagados – Península de Itapajipe Dia e Horário: 11 de agosto (domingo) – 15h

Quanto: Gratuito Classificação: Livre

Local: Casa da Música, Parque Metropolitano do Abaeté – Itapoã Dia e Horário: 12 de agosto (segunda) – 19h Quanto: Gratuito Classificação: Livre

Local: Centro Cultural Plataforma – Subúrbio Ferroviário Dia e Horário: 15 de agosto (quinta) – 19h Quanto: Gratuito Classificação: Livre.

Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA

Nenhum comentário: