O Saúde sem Fronteiras rastreamento do Câncer de Mama está atendendo em Itabela



Até o dia 14, o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama estará no município de Itabela, na região de Porto Seguro, atendendo às mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, para a realização de mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama. Desde sábado, 3 de agosto, que a unidade móvel, equipada com mamógrafos de última geração, está estacionada na Rua Pero Vaz de Caminha, nas proximidades do Galpão da Feira.


De acordo com a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a meta pactuada com o município foi de atendimento para 1.569 mulheres. O rastreamento começa às 7 horas e, para ser atendida, a mulher deve levar carteira de identidade, cartão do SUS e um comprovante de endereço, que pode ser uma conta de luz, telefone ou água.

O Saúde sem Fronteiras já esteve em Itagimirim, no período de 29 de julho a 1o de agosto, e atendeu a 523 mulheres. Nesta etapa, ainda na região de Porto Seguro, o projeto ainda estará nos municípios de Santa Cruz de Cabrália (16 a 27 de agosto); Eunápolis (29 de agosto a 14 de setembro); Guaratinga (16 a 26 de setembro); Porto Seguro (29 de setembro a 17 de outubro); Belmonte (19 a 29 de outubro) e Itapebi (30 de outubro a 4 de novembro).

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

O Saúde sem Fronteiras, programa da Sesab, tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Ascom Sesab.

Nenhum comentário: