Dimas Roque: Ação oferece serviços de saúde para moradores de Jequié no Hospital Geral Prado Valadares

6.12.19

Ação oferece serviços de saúde para moradores de Jequié no Hospital Geral Prado Valadares


 

Em um esforço conjunto, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a Secretaria de Saúde (Sesab) e o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) promovem, nesta quinta (5) e sexta (6), das 8h às 17h, o HGPV Comunidade, que reúne uma série de serviços médicos no Campo do Cururu, no bairro Joaquim Romão, em Jequié. O atendimento funciona no mesmo modelo da Feira Cidadã, idealizada pela primeira-dama do Estado e presidente da VSBA, Aline Peixoto, que circula toda a Bahia oferecendo, gratuitamente, atendimento em saúde e cidadania para a população.


Para ser atendido, é necessário estar munido do RG, cartão do SUS e comprovante de residência. Para mamografia e exames de imagem, deve ser apresentada a requisição médica. Nos casos de cirurgia eletivas, além dos documentos e requisição médica, é preciso levar os exames pré-operatórios.

“Essa é a 34ª feira do ano de 2019 e a 4ª edição em Jequié, que a gente dividiu em quatro zonas e estamos chegando à 4ª etapa atendendo o bairro de Joaquim Romão. A expectativa é atender mais de 15 mil pessoas, totalizando 45 mil atendimentos nesta etapa. É uma feira completa, com mais de 15 especialidades, incluindo consultas com especialistas e cirurgias eletivas”, explicou o coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes.

De acordo com a diretora geral do HGPV, Poliana Leandro, a feira funciona como uma estratégia para dinamizar o atendimento da unidade hospitalar. “Nós começamos a observar que a população procura a unidade para serviços básicos que poderiam ser realizados na Atenção Básica e esses atendimentos feitos aqui estão reprimidos. Nós tivemos o apoio da VSBA e da Sesab para atender a população e diminuir esses atendimentos na urgência e emergência”, afirmou a gestora.

O HGPV na Comunidade está oferecendo serviços oftalmológicos com exames de vista, triagem de catarata e fornecimento de óculos, agendamento de cirurgias eletivas de histerectomia total, vesícula e hérnia umbilical, inguinal e epigástrica, exames de Raio-X, ultrassonografia, mamografia e eletrocardiograma, preventivo ginecológico, consultas com especialistas, atendimento psicológico, nutricional, fisioterapia, aferição de pressão e glicemia. Também é oferecido tratamento odontológico com colocação de próteses dentária. A feira ainda tem Espaço Kids e Espaço de Beleza com corte de cabelo, manicure e outros serviços.

“Por de traz disso tudo uma equipe técnica se esforça. Quero ressaltar aqui a qualidade dos profissionais que trabalham nessas feiras. São profissionais de ponta, serviços de alta qualidade que a gente recruta, faz o credenciamento das empresas e elas vêm para prestar o melhor serviço. É realmente desafiador, inovador e pioneiro e tem feito uma revolução no atendimento em saúde no estado”, declarou a diretora de projetos estratégicos da Sesab, Jucelia Nascimento.

Foto: Paula Fróes/GOVBA.

Nenhum comentário: