Feira de Santana sedia competições dos Jogos Estudantis da Rede Pública


Estudantes ligados aos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) de Feira de Santana, Irecê, Ipirá e Itaberaba das redes estadual e municipais e de institutos federais tiveram uma quinta-feira (1º) de competições de basquetebol, futsal, handebol e voleibol, nas categorias feminino e masculino, da Etapa Zonal dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP). Os jogos, que seguem até sexta-feira (2), no Centro de Atividades Nelson Dahia (SESC/TOMBA) e no Ginásio Poliesportivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA) são promovidos pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e visam, por meio do esporte escolar, fortalecer a ação educativa e promover o fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica em cada um dos 27 NTE, com foco na melhoria do processo de ensino e aprendizagem.


Hiago Rocha, 16, 2° ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Manoel Levi, em Uibaí (a 536 Km de Salvador), que disputou uma partida de voleibol, conta que a equipe se preparou bastante para as competições, visando as próximas etapas. "Estamos focados nos jogos. Treinamos e conversamos muito, buscando sempre evoluir para não errar e passar para as próximas fases. O JERP tem colaborado muito para o nosso desenvolvimento como atletas e estudantes, pois nos deixa determinados a ter bons resultados", disse o estudante. Também envolvida na competição, a jovem atleta de voleibol, Simone Silva, 17, 2°ano, do Colégio Estadual de Conceição do Jacuípe (a 97 Km de Salvador), revela que, por meio do esporte, se aproximou mais da escola, melhorando seu rendimento escolar. "O vôlei me fez estudar mais, pois para participar dos jogos estudantis tem que ser bom aluno. O JERP é muito bom. Tem aquele frio na barriga antes das partidas, mas a sensação é de dever cumprido quando ganhamos e a integração das escolas de cidades diferentes", comenta a aluna. 

Esporte na educação – Ainda durante esta quinta-feira, os estudantes disputaram futsal, nas modalidades masculino e feminino. Acompanhando os jogos em Feira de Santana, o coordenador de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado, Marcius Gomes, destacou a importância do esporte na vida estudantil. "O JERP incentiva a participação, a coletividade e a inclusão. Essa relação dos jovens com a escola é uma das estratégias das mais importantes para a formação da juventude. O esporte escolar valoriza princípios de cidadania, de ética, de participação e os dez anos do JERP reforça ainda mais essa questão. Os jogos estudantis promovem a mobilização na unidade escolar para além da juventude. Temos os professores, que também são envolvidos e acabam criando os laços de afinidade do estudante com a unidade, ao mesmo tempo que promovem aspectos da saúde e qualidade de vida, além de colaborar no processo ensino e aprendizagem", pontua. 

Ação governamental - O JERP acontece por etapas (Escolar, Municipal, Polo, Territorial, Zonal e Estadual). Já na etapa estadual, os estudantes irão disputar os Jogos Escolares da Bahia, promovidos pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB). As duas ações são políticas públicas do Governo do Estado para fomentar o esporte e o protagonismo dos estudantes na Bahia, por meio das secretarias da Educação, da SETRE, além da Casa Civil.

Foto: Geraldo Carvalho.

Nenhum comentário: