Secretaria promove segundo encontro formativo com coordenadores pedagógicos e gestores escolares



Cerca de 2,5 mil profissionais da educação da rede estadual, entre coordenadores pedagógicos e gestores escolares, participam do segundo encontro de Formação Continuada, que acontece nos dias 5,6,8 e 9 de agosto. A atividade, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), é realizada em Salvador e em outros 11 Polos Formativos, alcançando educadores dos 27 Territórios de Identidade.


O primeiro encontro, realizado no mês de julho, contou com uma avaliação positiva dos participantes. Segundo a diretora geral do IAT, Cybele Amado, mais de 90% das avaliações pontuaram as atividades como “Excelente” e “Boa”. “São indicadores de que nosso trabalho está no caminho certo. Sabemos que existem desafios a serem superados para que a Formação Continuada se instaure como uma cultura na rede estadual”, explicou.

Os encontros formativos fazem parte da terceira etapa do Plano de Formação Continuada. “Este plano teve início em abril, quando fizemos uma escuta sensível com mais de 2400 educadores e gestores. Após essa escuta fizemos a preparação da equipe de formadores e o primeiro encontro formativo já em julho”, completou Cybele Amado.

“Todo o processo formativo se estrutura em três grandes eixos: currículo, avaliação e prática pedagógica. No primeiro encontro trouxemos as funções, rotinas e práticas inseridas na atuação dos diretores e coordenadores com foco na gestão das aprendizagens. Para o próximo, traremos as temáticas de currículo e avaliação como indutores de planejamento e práticas da escola”, afirmou a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo.

Cronograma de agosto


Salvador e Feira de Santana – Dias 5,6,8 e 9

Vitória da Conquista e Paulo Afonso – Dias 5 e 6

Caetité, Itabuna, Itaberaba, Jacobina, Juazeiro, Barreiras e Seabra – Dias 8 e 9.

Nenhum comentário: