Matança do povo indígena! (Por Josias Gomes)


Não é segredo para ninguém que uma das promessas de campanha do desgoverno Bolsonaro é a entrega da Amazônia para piratas estrangeiros e o que há de pior no Brasil, como grileiros, exploradores de madeiras, expropriadores de minérios, caças ilegais e a parte sanguinária do Agronegócio.

Neste contexto maligno, os povos indígenas são alvos da pirataria lesa pátria de Bozo. 

Os territórios indígenas têm sido vítimas de invasões armadas e os índios, assim como ativistas, são massacrados de maneira brutal. 


A sanha extrativista é semelhante ao período das invasões europeias no continente.

Nesta última semana, no oeste do Amapá, a etnia Wajãpi teve o Cacique Emyra Wajpãpi assassinado de forma bruta.

O líder indígena foi esfaqueado e abandonado no rio como se fosse um objeto descartável. 

O terror continuou e a aldeia Mariry sofreu a invasão de 50 garimpeiros fortemente armados com “licença” para matar inocentes.

Bozo alinhou o discurso com os desalmados que defendem a tese de “exploração sustentável” da mineração em terras indígenas. 

Esta proposta indecente seduz inclusive parte dos senadores da república que tem interesse direto nesta pauta extrativista. 

O lobby nacional e imperialista que está por trás da missão de invasão às propriedades dos índios é fortíssimo, fere a soberania nacional e os direitos humanos. 

Outro agravante: Bolsonaro quer carimbar o passaporte do Eduardo Bolsonaro como diplomata em Washington. 

Vai fazer o que for necessário para agradar os mercenários nacionais e internacionais para atingir os seus sórdidos objetivos. 

A sociedade brasileira, autoridades responsáveis, entidades nacionais e internacionais devem se unir para combater o genocídio dos povos indígenas e garantir a preservação das suas terras! 

Manifesto minha solidariedade ao povo Wajãpi pela perda inestimável do seu cacique Emyra! 
Este assassinato mancha de sangue toda a Nação!

Josias Gomes - Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). 

Nenhum comentário: