Dimas Roque: Marujada de Paratinga anima ato de entrega de novo camarim no Pelourinho

3.8.19

Marujada de Paratinga anima ato de entrega de novo camarim no Pelourinho



Equipamento requalificado para os artistas funcionará no Largo Quincas Berro D'água

Garantindo muito mais comodidade para os artistas e convidados que se apresentam na grade de programação do projeto Pelô da Bahia, o Largo Quincas Berro d’Água - Pelourinho recebe, no próximo domingo (04), às 16h, um novo camarim. O espaço foi requalificado e conta com área de convivência, novo banheiro e copa.


O espaço terá em sua decoração painéis  em homenagem às Cheganças e Marujadas da Bahia - manifestação cultural que recebeu em fevereiro o reconhecimento de patrimônio imaterial cultural da Bahia. A ação contará com apresentação da Marujada de Paratinga, abrindo o mês da cultura popular.

A entrega é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Centro de Cultura Populares e Identitárias (CCPI)  e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural  do Estado da Bahia (IPAC), em parceria com a Companhia de  Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). Estarão presentes no ato representantes das unidades envolvidas, além dos comerciantes e parceiros locais.

Pelô da Bahia - O projeto Pelô da Bahia, que leva diversidade cultural aos espaços culturais do Pelourinho, integra a estrutura do CCPI, promovendo o reordenamento e dinamização na utilização dos espaços. Na perspectiva de democratização do acesso e produção da cultura, o Pelô da Bahia oferece as condições de infraestrutura necessárias para abrigar projetos artísticos que contemplam a comunidade local e a classe artística, atraindo mais turistas, visitantes da área e a população da cidade.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Nenhum comentário: