Dimas Roque: Cacau Sul da Bahia: a suprema qualidade conquistou Indicação Geográfica (Por Josias Gomes)

30.8.19

Cacau Sul da Bahia: a suprema qualidade conquistou Indicação Geográfica (Por Josias Gomes)


Toda grande marca, seja prestadora de serviços ou produtos, sonha  conquistar o nível de excelência reconhecido por seus mercados. No caso do cacau, uma empresa que tenha Identificação Geográfica adquire o selo de qualidade que significa inúmeras vantagens. 

A Cacau Sul Bahia agora pertence a este seleto grupo que possui rastreamento de Identificação Geográfica (IG) dos seus produtos. Uma parceria vitoriosa que inclui a Dengo Chocolates e traz uma nova realidade para os produtores do Sul Baiano.

O selo é adquirido por regiões que tenham tradição e sabor histórico de um determinado produto ou serviço com particularidades únicas. O Sul da Bahia, como todos sabem, é a meca do cacau brasileiro, além de cultivar uma produção sustentável, como é o caso da cabruaca, que diminui os impactos ambientais e gera amêndoas de qualidade prime. 

Para se ter uma ideia do valor desta parceria, segundo as informações dos envolvidos agora os produtores da Cacau Sul Bahia serão reembolsados de suas despesas com o selo de indicação geográfica no valor de R$ 5,60/saco. O reembolso acontecerá junto ao pagamento do lote adquirido pela parceira Dengo Chocolate.  E o melhor, este valor será adicionado ao prêmio superior praticado pela marca. 

O processo de qualidade é altamente rigoroso, por isso os produtos são tão valorizados. Os lotes novos precisam estar em perfeito estado. No caso da Dengo Chocolates, teremos a unificação dos critérios do Índice de Defeitos Totais aceito pela IG, limitando-o a 3%, sendo 0% de fumaça. Em relação às amêndoas, a tolerância com a presença de insetos passa a ser zero, tanto no laudo da análise do CIC como no ato da entrega à Dengo.   

A Indicação Geográfica é um marco para a região Sul da Bahia. Parabéns à Cacau Sul Bahia, Dengo Chocolates e aos produtores que dedicam a vida à produção cacaueira.  Que venham mais conquistas desta magnitude.

Por: Josias Gomes - Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Nenhum comentário: