Dimas Roque: Outubro Rosa: Hospital da Mulher promove triagem para realização de consulta com mastologista

1.10.19

Outubro Rosa: Hospital da Mulher promove triagem para realização de consulta com mastologista



O Hospital da Mulher promoverá, no próximo sábado (5), uma triagem para a realização de consulta com profissionais de mastologia. A ação acontecerá das 07h às 9h, por ordem de chegada. Ao todo, serão disponibilizadas 200 consultas.

Para participar, é necessário que a paciente compareça à unidade com o RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência atual em mãos. Também é obrigatória a apresentação de um ou mais exames com os seguintes critérios: mamografia ou ultrassonografia com resultado BIRADS 4, 4A, 4B, 4C, 5 ou 6, exames que indiquem lesões palpáveis, lesão de mama com sangue ou água no mamilo e/ou resultado de biópsia com atipia ou câncer.


As pacientes que atenderem aos critérios da triagem serão agendas para consulta com médico mastologista no dia 19 de outubro. Posteriormente, darão seguimento ao tratamento indicado no Hospital da Mulher.

Além dos atendimentos ambulatoriais, a expectativa é de que sejam realizados, durante o período, 2500 procedimentos entre consultas, exames laboratoriais, biópsias radioguinadas e cirurgias.

O coordenador do Serviço de Mastologia, André Dias, explica que ações como essa visam diagnosticar de maneira precoce uma possível lesão compatível com câncer. “Desta forma, há mais possibilidades de oferecer tratamentos menos agressivos, assim como diminuir a chance de a doença voltar, podendo resultar em cura na maioria dos casos”.

Mastologia

Conforme a Sociedade Brasileira de Mastologia, a Mastologia é a especialidade médica que estuda, previne, diagnostica e trata as doenças, alterações congênitas e adquiridas das mamas ou a elas relacionadas, promovendo e executando, de acordo com o que dispõe a ciência médica, os meios cirúrgicos, reparadores e clínicos necessários.

Para o secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, “a diretriz técnica e definição política do governador Rui Costa em criar o equipamento Hospital da Mulher oferecendo tratamentos médicos de excelência e voltados, exclusivamente,  para o público feminino , comprova-se pela  alta demanda diária das pacientes em busca dos serviços disponibilizados” .

No Hospital da Mulher, desde a inauguração, mais de 55 mil mulheres já foram atendidas pelo Serviço de Mastologia. A unidade realizou, ainda, mais de 78 mil procedimentos como punções, mamografias e estereotaxia, além de mais de quatro mil cirurgias.

Nenhum comentário: