Ações de projeto de desenvolvimento rural na Bahia são referência para o Brasil e Mercosul


Nos últimos 10 dias, representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) estiveram na Bahia em missão de supervisão do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Durante a programação de atividades, nesta quinta-feira (31), ocorreu a assinatura de um Memorando no qual consta a avaliação do andamento do projeto e a renovação de compromissos a serem cumpridos.

De acordo com Wilson Dias, diretor-presidente da CAR, as visitas foram estratégicas pois “estamos no ano anterior à finalização do Pró-Semiárido.  Essa missão foi importante para darmos um balanço efetivo do projeto, quais resultados e impactos, além projetar a conclusão para o ano de 2020, tendo os resultados planejados, de melhorar as condições de vida da população rural”. 


As visitas ocorreram nos municípios de Senhor do Bonfim, Itiúba, Pindobaçu, Ponto Novo, Andorinha, Juazeiro, foi possível conhecer as atividades produtivas ligadas à Caprinovinocultura, Avicultura, Piscicultura, Extrativismo de Licuri, Bovinocultura, Quintais Agroecológicos e Artesanato de Barro. O Oficial de programas País – Fida, Hardi Vieira, destacou que a execução do projeto serve de referência para outras iniciativas apoiadas pelo Fida.

 “Nós tivemos a oportunidade de visitar 20 comunidades, em seis municípios, e ver o avanço do Pró-Semiárido no campo, em várias cadeias agrícolas. A conclusão da missão é que o projeto avançou de forma significativa, tem feito outras atividades de apoio à regularização fundiária, segurança hídrica, recaatingamento e comercialização. Está em processo de implementação do Armazém da Agricultura Familiar, em Juazeiro, obra importante para a comercialização dos produtos da agricultura familiar.  A gente acha que o Pró-Semiárido tem um impacto muito forte aqui na Bahia e serve de vitrine, não só para os projetos no Brasil, mas também para todos os outros países do Mercosul”, avaliou Vieira. 

Pró-Semiárido

O Pró-Semiárido é resultado do acordo de empréstimo entre o Estado e o FIDA, com investimentos voltados à superação da pobreza, na região do Semiárido baiano atendendo a 32 municípios da do centro-norte do estado, localizados em em cinco Territórios de Identidade: Sertão do São Francisco, Piemonte Norte de Itapicuru, Piemonte da Diamantina, Bacia do Jacuípe e Sisal.

Cesar Maynart, coordenador do Pró-Semiárido, reforçou que “o sucesso do projeto a gente pode explicar considerando um conjunto de atividades inovadoras, que gera renda para os agricultores familiares, principalmente no que se refere a atividades hídricas e de agregação de valor com características de sustentabilidade”.

Nenhum comentário: