Alcobaça e Itapebi recebem o Saúde sem Fonteiras Rastreamento do Câncer de Mama





A estratégia do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama começa esta semana os atendimentos nos municípios de Alcobaça (região de Teixeira de Freitas) e Itapebi (região de Porto Seguro), atendendo mulheres de 50 a 69 anos, na realização de mamografia, exame que detecta precocemente os casos de câncer de mama.


Nos dois municípios são 1.924 mulheres, na faixa de idade preconizada pelo Ministério da Saúde, que estão aptas para a realização dos exames. Para ser atendida, será preciso levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7 da manhã e prossegue até as 18 h, em todas as localidades.

Locais de atendimento

Em Alcobaça, o Programa Saúde Sem Fronteiras está, desde ontem (dia 28), com a unidade móvel estacionada na Praça da Igreja São Bernardo e permanecerá até o dia 06 de novembro. Para este município, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) pactuou 1.286 atendimentos.

Já em Itapebi, o atendimento começa amanhã (30 de outubro), prosseguindo até o dia 04 de novembro. Neste município, a unidade móvel ficará estacionada na Rua Oto Cachoeira Costa, nas proximidades da Secretaria Municipal de Saúde. A meta é atender a 638 mulheres de 50 a 69 anos.

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Nenhum comentário: