Jornada Agroecológica tecendo o bom viver


Nesta última semana, o município de Utinga foi palco da VI Jornada de Agroecologia da Bahia. O evento foi a síntese da Bahia e o Brasil que a gente quer.  

A jornada reuniu indígenas, quilombolas, assentados, camponeses, militantes, jovens, estudantes, crianças e mestres da tradição oral de diversas localidades do estado.  O tema central foi tecendo o Bom Viver. 


Debater as nossas identidades, ancestralidades e pautar temas que são inadiáveis como as questões da terra, os recursos hídricos e agroecologia, fortalece o objetivo de vivermos em um mundo sustentável.

Nestes espaços plurais, conseguiram dialogar com diferentes gerações, culturas, além de diversos pontos de vista a partir da particularidade de cada comunidade. As trocas de experiências –que foram muitas- enriquecem a formação política e somamos experiências para enfrentarmos os desafios que nos foram postos.

Outro ponto que deve ser ressaltado, a Jornada Agroecológica aconteceu no Território indígena Payaya o que tem grande valor para os anfitriões e convidados. 

Este é o Brasil que nós queremos, onde os povos têm as suas tradições respeitadas, valorizadas e são atores fundamentais na construção de políticas públicas.

Somos um país abençoado por termos tanta diversidade humana e ambiental. Precisamos nos unir cada vez mais para defendermos as nossas raízes históricas e lutarmos por um mundo sustentável.  

Afinal, o que queremos é um Bom Viver! 

Por: Josias Gomes - Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Nenhum comentário: