Estudantes e professores da rede estadual apresentam projetos na maior Feira de Ciência e Engenharia do país.


Com 24 integrantes, entre estudantes, professores e coordenadores, a delegação da rede estadual de ensino realiza os preparativos para a apresentação de sete projetos de iniciação científica desenvolvidos nas unidades escolares, de terça a sexta-feira (13 a 16/03), durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), na Universidade de São Paulo (USP). A equipe, que já está na capital paulista, participa nesta segunda-feira (12/03), da produção dos estandes. No evento, dois educadores da rede estadual estão entre os dez finalistas de todo o país do Prêmio Professor Destaque.

“Temos estimulado cada vez mais o estudo da Ciência nas escolas, incentivando o desenvolvimento de projetos de iniciação científica. Por meio destes projetos, os estudantes estão buscando pesquisar e buscar soluções para os problemas das comunidades onde eles vivem”, destacou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

A coordenadora do projeto Ciência na Escola, Shirley Costa, conta sobre os preparativos: “Os estudantes e professores estão na USP preparando os estandes para apresentar os seus projetos. São dois alunos por projeto que vão poder mostrar a qualidade da produção científica na rede estadual de ensino da Bahia”, destacou.

A estudante Ana Letícia Lima, do Colégio Estadual Wilson Lins, no município de Valente (246 km de Salvador), que vai apresentar o projeto “Smart Cam”, ressaltou a expectativa de participar da FEBRACE. “Já tinha apresentado projetos fora do Estado, mas é a primeira vez que estou em São Paulo, o que é bastante gratificante. Estou com muita expectativa e esta experiência, com certeza, vai agregar muito ao nosso conhecimento”, disse.

A professora Elmara Pereira de Souza, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista (521 km da capital baiana), que concorre ao Prêmio Professor Destaque, falou sobre a programação: “Os estandes serão montados por área do conhecimento e as premiações serão divulgadas na sexta-feira. Além do prêmio, estarei acompanhando o projeto ‘Você tem atitudes sustentáveis?’, da estudante Renata Valença”, explicou. Ainda concorre ao prêmio de Professor Destaque da FEBRACE, o professor Adalton José Araújo Silva, do Colégio Estadual Wilson Lins, no município de Valente (246 km de Salvador).

FEBRACE – A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, incentivo à cultura investigativa, que vem, desde 2003, descobrindo novos talentos, gerando oportunidades de inovação e empreendedorismo no Brasil. Além disso, a feira tem um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da Educação Básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das Ciências e Engenharia.

Nenhum comentário: