ENTENDA O QUE É O FASCISMO. (Por Lucia Helena Issa)

Morei em Roma durante seis anos,  de onde colaborei como jornalista com dois grandes  jornais brasileiros, e durante  os meus anos em Roma, tentei entender  o ódio que  tomou conta dos jovens italianos nas décadas de 30 e 40  e como o ódio  foi sendo alimentado por grupos poderosos e invisíveis até então, legitimando agressões  contra todos os que pensassem de forma diferente,  contra os jovens de esquerda,  contra  mulheres mais independentes, contra trabalhadores rurais, etc, dando origem  ao Fascismo. 

As milícias fascistas  eram chamadas de " fascio" , uma espécie de feixe com vários gravetos de madeira que, juntos, podem fazer uma fogueira, segundo uma das metáforas usadas na época. O  movimento dos " fascio"  passou  a ganhar força quando a Milizia Volontaria per La Sicurezza passou a agredir as pessoas  em passeatas.   Os agressores eram  chamados de Camicie Nere, Camisas Negras,  em homenagem aos "arditi", que usavam uniformes negros, e  agiam em nome do anticomunismo, do antipacifismo e do " nacionalismo".

Os Camisas Negras atacavam mulheres, jovens, espancavam grevistas, intelectuais críticos ao fascismo, membros das ligas camponesas e de qualquer  grupo que pensasse de forma diferente dos fascistas.  Poucas pessoas sabem que bem antes da II Guerra, os "fascios" foram responsáveis pelo assassinato de 600 italianos,  enquanto a polícia italiana se omitia  ou se recusava a fazer algo.  Essas milícias, no início, usavam porretes  e chicotes ao invés de armas, pois seu objetivo era humilhar seus inimigos e não matá-los. A semelhança  entre o MBL e outros grupos como os que atacaram mulheres que estavam participando de uma caravana política, com os jovens fascistas italianos da década de 30  é assustadora. Os Camicie Nere queriam impedir as pessoas de circularem livremente pelo território italiano. As milícias que atacam no Brasil  também. Os Camicie Nere  odiavam os trabalhadores rurais, os jovens de esquerda  e  os membros das Ligas Camponesas. Os que atacaram no sul do Brasil também. Os fascistas italianos tiveram o apoio de policiais e, mais tarde, do próprio Mussolini. Os que agrediram mulherescc no sul do Brasil tiveram o  apoio dos policiais e de  uma senadora da República. 

Vivendo  em Roma, pude entrevistar pessoas que perderam seus pais durante o Fascismo  e centenas de  mulheres que lutam para que a história jamais se repita e o ódio não seja adubado. Recentemente, o Facebook fechou  uma página italiana chamada " Giovani fascisti italini" ( Jovens Fascistas Italianos),  que tinha como objetivo alimentar o ódio e como membros jovens  de extrema direita  e dois senadores  que os apoiavam. Recentemente, o Facebook brasileiro  fechou  uma página ligada ao MBL, por criar notícias falsas sobre a vida de Marielle Franco e por alimentar o ódio.

Lucia Helena Issa - Historiadores pela Democracia.

Nenhum comentário: