Feira dos Caxixis atrai 8 mil visitantes a Nazaré (BA) na Semana Santa.


Mais de 8 mil visitantes são esperados no município baiano de Nazaré que realiza, de Quinta-feira Santa (29 de março) até o domingo de Páscoa (1º de abril), a tradicional Feira dos Caxixis. No período, mais de 300 barracas serão montadas no centro da cidade para oferecer a baianos e turistas uma mostra da cultura da Bahia, com destaque para o artesanato típico, principalmente peças esculpidas em barro.

A maioria dos objetos em exposição para venda é produzida nas olarias de Maragogipinho, distrito do município vizinho, Aratuípe. A variedade é grande: miniaturas (caxixis), utensílios domésticos, como panelas, artigos de decoração e imagens de santos católicos - tudo criado pelas mãos habilidosas dos artesãos do Recôncavo, como o reconhecido santeiro Rosalvo Santana. Os detalhes e o colorido do artesanato se juntam à programação cultural para atrair turistas no feriadão da Semana Santa.

Entre os setores beneficiados pelo evento estão hotelaria, bares e restaurantes. A Pousada Trevo, por exemplo, já tem todos os 19 quartos reservados para a Semana Santa. Segundo a gerência, junto com o hotel também funciona um restaurante que aumenta em, no mínimo, 40% o fornecimento de refeições no período.

A Pousada Nunes também registra boa procura. Apenas três dos 19 apartamentos ainda estão disponíveis para reservas, mas a proprietária Valdenice Nunes acredita que chegará a 100% de ocupação até o feriadão. “A festa é muito boa e a procura tem sido bem maior que nos anos anteriores.”

Programação – A programação musical da festa inclui apresentação dos cantores Daniel Vieira, Pablo, Naiara Azevedo, Saulo, Tierry, Isaac Gomes e bandas como Psirico, Bandana e Papazoni, dentre outras atrações que se dividirão em dois palcos, Arena Caxixis e Arena Maria Fumaça, entre a sexta-feira (30) e o domingo (1º).

Quem estiver em Nazaré e quiser relembrar a face religiosa do período, pode percorrer as 14 estações da Via Sacra, com esculturas em tamanho natural, que relembram os últimos momentos da vida de Cristo antes de ser crucificado, na Sexta-feira da Paixão. Outra opção é visitar a estátua de Jesus. O monumento de 15 metros de altura está localizado no Morro do Silêncio.

Por Ana Paula Cabral.

Nenhum comentário: