Ibametro divulga o resultado da Operação Páscoa.


O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), divulga o resultado do Ibametro na Operação Páscoa, realizada em conjunto com o Procon-BA. Foram fiscalizados 25 estabelecimentos comerciais, entre supermercados, mercadinhos e feiras livres, na segunda quinzena de março.

Os produtos foram coletados e analisados em laboratório metrológico para averiguar se o conteúdo estava de acordo com o indicado na embalagem. No item Pescados, a reprovação atingiu 50%, considerando os 24 tipos de pescados examinados. Já o item Ovos da Páscoa alcançou a reprovação de 6% entre os 74 tipos de produtos averiguados. Foram também fiscalizados castanhas, camarão, amendoim, azeite de dendê e leite de coco, itens com uma reprovação média de 10%.

Embora a fiscalização desses produtos seja constante, a operação especial acontece em virtude do aumento das vendas dos itens do cardápio da Semana Santa.

“Todos os produtos coletados nos estabelecimentos comerciais passaram por exame em laboratório. Foram reprovados àqueles com peso abaixo do indicado na embalagem, lesando o consumidor”, informa o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

Ao desconfiar de irregularidades, o consumidor deve denunciar a Ouvidoria do Ibametro pelo 0800-0711888.

Os estabelecimentos em que foram encontradas irregularidades têm até dez dias para apresentar defesa ao Ibametro. Eles estão sujeitos a multas que podem chegar a R$1,5 milhão, conforme critérios como reincidência e porte do estabelecimento.

Nenhum comentário: