Rota do Chocolate ganha destaque como produto turístico nacional.


O município de Ilhéus, no sul da Bahia, ganha destaque num ranking do site Gazeta do Povo (Curitiba) relativo às cidades que produzem os melhores chocolates do mundo. A listagem inclui Gramado (RS), Campos do Jordão (SP),  Zurique (Suíça)  e Hershey (EUA), dentre outros.

“O chocolate começa com o cacau, e Ilhéus  é considerada a capital brasileira do fruto. É um destino certo para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde a plantação do cacau até a degustação”, mostra a reportagem.

A demonstração do processo produtivo em todas as suas etapas é exatamente a proposta da primeira estrada temática da Bahia, a Rota do Chocolate, que está sendo implantada no trecho da BA-262 que liga Ilhéus a Uruçuca.

O projeto de ambientação da Estrada do Chocolate é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio das secretarias do Turismo (Setur) e do Planejamento (Seplan), Prefeitura de Ilhéus e a Associação de Turismo de Ilhéus.

O roteiro passa por várias fazendas de cacau, algumas do século 19, e permitirá ao turista conhecer também a riqueza histórica e cultural do sul do Estado. São fazendas que preservam casarões de arquitetura colonial e um pouco do patrimônio da época áurea do cacau, quando Ilhéus viveu uma fase de fausto. A ambientação da estrada inclui pórticos de acesso e centros de atendimento ao turista.

As ações em andamento para a consolidação da Rota do Chocolate incluem a construção de uma rede turística organizada, com o aproveitamento da estrutura já existente no local, como hotéis, restaurantes, fazendas e escolas. Estão previstas também a capacitação dos agentes envolvidos com a estrada temática e a qualificação de produtos e equipamentos para o turismo rural.

Por Eduardo Bastos.

Nenhum comentário: