Estude História! (Por Ângelo Cavalcante)

Estude História! Façamos assim; faz assim... Estude a História como você toma água, respira ou se alimenta; é que, de verdade, poucas coisas na vida são tão vitais e determinantes para o ser humano como a História e nós não podemos nos esquecer disso.

Quando se estuda História esquinas não metem medo; negros não são os primitivos; brancos não são os heróis; índios não são selvagens; exércitos ficam no seus devidos lugares e o poder, seja ele qual for, tem o preciso sentido e significado que, de fato, deve ter; por isso, justamente por isso, estude História.

Leia, leia muito e bastante! No banheiro, na sala-de-estar, na cozinha, na sua cama ou na rede; leia e estude no ponto de ônibus, no banco da praça, na espera do dentista ou na poltrona do avião. Faça um bem para você: esqueça sua TV, aquelas saídas bobas e sem-sentido; não tenha dúvidas e... Estude História! 

Leia sobre História Brasileira e você vai entender os 'porquês' de não termos dado certo e as razões pelas quais também demos certo; sobre a ampla história da América Latina e descubra o que é colonização e sua co-irmã, a deusa infame da escravidão; estude mais sobre História universal. 

Veja a arte que era praticada; as ciências e os períodos em que foram inventadas; observe que os pensamentos tal qual os conhecemos e identificamos são formados no tempo, na história. Aprenda sobre governos, regimes, modos e meios de produção e o lugar sempre central e definitivo do trabalho e em qualquer tempo histórico.

Descubra homens e mulheres especiais que marcaram o tempo com uma ideia, pensamento, filosofia; uma forma nova e distinta de compreender o tempo, uma frase certeira e de efeito. Descubra!

Não... A História não é somente um amontoado de contações a envolver eventos, fatos e acontecimentos espraiados de maneira supostamente caótica no curso do tempo! Antes fosse! 

É muito maior e mais complexa; diferentemente, a História vasculha a razão, inquieta certezas, indaga ordenamentos, lança questões sobre a estruturação das coisas; a História como ciência almeja o sentido, as sensibilidades e intimidades do tempo para que o sofrimento humano ao menos, diminua.

Diz respeito a uma forma intelectual e epistemológica que busca identificar leis e determinações para os fazeres humanos; que visa traduzir a longa epopeia humana a partir de bases sensíveis e racionais na intenção de, sobretudo, compreender seus desdobramentos e seu porvir.

Por isso, peço de novo, estude História! Será uma aventura mágica, emocionante, dolorosa, integralmente formativa e que irá mostrar porque você e eu somos o que somos; porque o tempo em que estamos mergulhados é esse dragão feroz e devorador de vidas e esperanças.

E aí vai um segredinho singelo e arrasador: para superar esse tempo é preciso compreendê-lo; identificar sua origem, seus sustentáculos e sua lógica; para vencer este tempo só com muita História na cuca e em práticas/práxis que transformam! Por isso... Por isso, meu caro... Não tenha medo e estude História!

Ângelo Cavalcante - Economista, professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Itumbiara.

Nenhum comentário: