Setor de Serviços avança 1,3% em agosto na Bahia



O volume de serviços em agosto avançou 1,3% na Bahia, em comparação com o mês de julho. As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE e sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).


“Este resultado retrata o desempenho da Bahia acima do índice nacional, que na mesma base de comparação recuou 0,2%. Essa foi a quarta variação positiva no ano de 2019 para este importante setor da economia, que gerou 9.941 novos postos de trabalho com carteira assinada de janeiro a agosto, contribuindo decisivamente para que a Bahia lidere a geração de  emprego no Nordeste com 32.587 novos postos”, avaliou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

As atividades de serviços profissionais, administrativos e complementares (3,2%); e serviços prestados às famílias (2,1%) foram as que apresentaram os melhores desempenhos do setor em agosto.

Na mesma pesquisa, a receita nominal de serviços avançou 2,2%, com ajuste sazonal, na comparação com julho de 2019. Na comparação com agosto de 2018, cresceu 0,7% e no acumula do ano ampliou 2,3%. Na comparação com agosto de 2018, o setor de Serviços apresentou retração de 3,7% e no indicador acumulado no ano contraiu 1,5%.

Turismo

O volume das atividades turísticas avançou 2,8% na Bahia, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, colocando o estado na liderança dentre as doze unidades da federação onde o indicador é investigado. O índice supera ainda o nacional para o mesmo período, quando o Brasil recuou 2,9%. Na comparação com o mês imediatamente anterior, a Bahia apresentou resultado positivo de 0,9%, também acima do nacional, que apontou variação negativa de 4,2%.  No acumulado do ano, a Bahia apontou variação positiva de 2,3%. Para conferir o boletim completo clique aqui!

Nenhum comentário: