Bahia ‘importará’ modelo de cooperativa da agricultura familiar de Alagoas, diz Leão

 

Comitiva formada pelos secretários da SDE e SDR conheceu experiência de sucesso da Pindorama 

Considerada um dos melhores exemplos de reforma agrária do país, a Cooperativa Pindorama, no estado de Alagoas, implantará uma modelagem semelhante na região do São Francisco, na Bahia. O convite para a cooperação técnica foi feito pela comitiva do Governo do Estado, composta pelo vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, e pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, em visita à sede da entidade, no município alagoano de Coruripe, nesta quinta-feira (10).   


“Conhecemos o know how, a habilidade da Pindorama em desenvolver economicamente, de forma cooperada, uma região. Eles produzem mais de 60 itens, entre sucos, balas, coco ralado, chips e óleo de coco, e têm uma usina de açúcar e álcool. Convidamos e eles aceitaram ajudar na implantação de uma cooperativa, com o mesmo exemplo de sucesso, na região do Velho Chico”, disse Leão.

De acordo com o presidente da cooperativa, Klécio Santos, a visita destacou a posição de Pindorama como referência nacional do cooperativismo na agricultura familiar. “Isso é resultado do trabalho que realizamos. Somos referência para outros Estados. Esse momento é motivo de satisfação, de muita felicidade e responsabilidade”, afirmou. 

“A cooperativa é uma excelente proposta de solução para o produtor rural nordestino. Estão provando que é possível explorar um segmento que era tido como viável apenas para o agronegócio, como a cana de açúcar, e estão produzindo condições para que a agricultura familiar também dispute mercado neste setor”, destacou Josias.

A cooperativa, fundada em 1956, fica na região sul de Alagoas, possui uma área de 32 mil hectares, tem 1,1 mil associados, gera 1,8 mil postos de trabalho no campo, 200 empregos na indústria e 100 na usina de açúcar e álcool. A usina processa 6 mil toneladas de cana, produz 300 mil litros de álcool anidro e hidratado e 9 mil sacos de açúcar por dia. A Pindorama surgiu a partir de um assentamento de agricultores familiares.  

O chefe de Gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, e o superintendente do Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos da SDE, Deraldo Alves Carlos, também compuseram a comitiva do governo baiano.



Nenhum comentário: