Agricultores e agricultoras familiares do Sudoeste Baiano participam de seminário territorial


 

Uma capacitação destinada a representantes de associações e cooperativas da agricultura familiar atendidas pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está sendo realizada até esta quarta-feira (09), no Sítio Sul, município de Vitória da Conquista, Território de Identidade Sudoeste Baiano.


A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da SDR/CAR, e organizada pelo Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb), instituição selecionada, via chamada pública, para prestar o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) aos beneficiários do Bahia Produtiva nos Territórios de Identidade Sudoeste Baiano e Médio Sudoeste. Participam do evento equipes técnicas da CAR, Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Cedasb.

De acordo com Avanito Pires, tesoureiro da Associação de Moradores e Produtores no Mulugu, do município de Poções, a comunidade está recebendo investimentos para a requalificação de agroindústria, e a participação no seminário está sendo uma excelente experiência: “É uma grandeza estar aqui, pela primeira vez no seminário. Então, eu só tenho a agradecer por essa oportunidade e pelo projeto que veio para a nossa região. Eu espero que todo mundo abrace esse projeto com alegria, pois vai ser melhoria para todos nós e para a nossa região”.

Para Carla Lima, da Associação de Bica da Serra, do município de Caatiba, o seminário está sendo muito importante, especialmente pela troca de experiências e pela diversidade das plantas alimentícias não convencionais (Panc): “Eu, como sou mais jovem, estou tendo a oportunidade de conhecer as plantas que muitas vezes eu não sabia que servia de alimento e até para uso medicinal, além de ser muito importante para a segurança alimentar e nutricional”. A associação está sendo também beneficiada com a implantação de um projeto de criação de galinhas caipiras.

Entre os temas debatidos no seminário estão Segurança Alimentar e Nutricional: Conceito, Histórico e Conjuntura Atual; e Desafios para a Promoção de uma Alimentação Saudável e Adequada para Todos. A programação contou ainda com a Oficina Culinária: Panc e aproveitamento integral dos alimentos, entre outras atividades.

Nenhum comentário: