Usuários já registraram 1.306 manifestações ao fisco via Preço da Hora Bahia


As queixas serão encaminhadas à fiscalização da Sefaz-Ba, ao Procon, ao suporte técnico ou ao gestor do aplicativo, a depender do problema relatado

O Preço da Hora Bahia já recebeu dos usuários 1.306 registros de ocorrências, relatados por meio do novo botão “Informar problema”. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), responsável pelo app, o encaminhamento das queixas é feito de acordo com o problema relatado. Situações como estabelecimentos que se recusam a emitir nota fiscal e divergências entre o valor pago e o registrado em nota serão encaminhadas diretamente à fiscalização da Sefaz-Ba, enquanto os casos de preços abusivos serão relatados ao Procon.

As divergências entre o preço constante no app e o praticado pelo estabelecimento são da alçada do próprio gestor do sistema. Existem ainda os casos encaminhados para resolução pelas empresas ou pelo suporte técnico, como endereço ou telefone errados, imagem ou denominação erradas do produto e erro na rota para se chegar ao estabelecimento.

Utilizar a nova função e relatar problemas à Sefaz-Ba é muito simples. Após o usuário finalizar a pesquisa de um produto e escolher um estabelecimento, está disponível o botão “Informar problema”, que abre uma lista de opções apresentada pelo aplicativo. Caso a lista não apresente a irregularidade que o consumidor quer reportar, é só escolher o campo “Outros” e digitar o problema encontrado.

 

Canal de comunicação com o fisco

“Com esta nova funcionalidade, o Preço da Hora Bahia tornou-se também um canal direto de comunicação entre a Fazenda Estadual e o consumidor. Ele pode, com poucos cliques, reportar desde um problema no uso do aplicativo até uma irregularidade como a não emissão da nota fiscal pelo estabelecimento”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.

Com o aplicativo, que já registra 430 mil downloads usuários em toda a Bahia, o consumidor pode pesquisar os preços de todos os produtos comercializados no estado,  a partir de informações extraídas das mais de 3,2 milhões de notas fiscais eletrônicas processadas diariamente pela Sefaz-Ba. Atualmente podem ser pesquisados mais de 500 mil produtos.

O aplicativo Preço da Hora Bahia está disponível na Apple Store e no Google Play Store. A ferramenta também pode ser acessada pelo site precodahora.ba.gov.br

 

Preço da Hora - Bahia:: Saiba onde comprar mais barato

O Preço da Hora reúne dados das notas fiscais eletrônicas do estado da Bahia para apresentar os melhores valores praticados ao consumidor.

precodahora.ba.gov.br . O botão “Informar problema” é uma das novidades trazidas pela versão 1.2 do app, disponível portanto para o usuário via celular. Quem já possui o Preço da Hora Bahia e ainda não dispõe do recurso precisa atualizar o app para obter as novas funcionalidades.

 

 Combustíveis

As outras novidades da versão 1.2 traz são a consulta ao histórico de preços dos combustíveis comercializados na Bahia e a possibilidade de compartilhar, com poucos cliques, os melhores preços dos produtos nas redes sociais Whatsapp, Facebook e Twitter.

A consulta ao histórico de preços dos combustíveis é feita de forma simples. Ao abrir o app, basta clicar em “Combustíveis” e na sequência escolher entre gasolina, etanol, GNV ou diesel. A ferramenta irá rapidamente pesquisar os melhores preços nos postos localizados dentro do raio definido pelo usuário, que varia de um a 30 quilômetros. Na sequência é só escolher um dos estabelecimentos e clicar em “Abrir Histórico”. O app apresentará quatro opções de consulta: a variação de preços do combustível escolhido diariamente e por mês, e o histórico de preços do estabelecimento selecionado também por dia e por mês. Os dados são apresentados em um gráfico com duas linhas em cores diferentes que apresentam os preços médio e mínimo. Ao clicar em um ponto do gráfico serão apresentados os valores daquele período.

“O consumidor tem em mãos uma ferramenta muito útil, que irá ajudá-lo a economizar. O gasto com os combustíveis normalmente pesa bastante no orçamento e com o Preço da Hora é possível localizar, rapidamente, o estabelecimento com menor valor e, a partir dessa nova versão, consultar o histórico de preços dos combustíveis em todo o estado ou no posto escolhido”, afirma o diretor de Produção de Informações da Sefaz-Ba, Jadson Bitencourt.

 

Preços compartilhados

Outra funcionalidade nova é a de compartilhamento de preços com amigos e familiares. Após realizar a pesquisa de qualquer produto e selecionar um dos estabelecimentos, logo ao lado do valor da mercadoria está o ícone que, ao ser clicado, permite que o usuário possa compartilhar uma boa dica de preço em suas redes sociais como Whatsapp, Twitter, Facebook e também por mensagem de texto.

A quarta novidade da nova versão do Preço da Hora Bahia está no leiaute do aplicativo, que facilita a visualização, pelo usuário, de esclarecimento sobre preços que estão aparentemente bem abaixo do valor de mercado. Nesse tipo de situação, alerta a Sefaz-Ba, é importante confirmar se os eventuais descontos exibidos continuam válidos e se são aplicáveis a todos os clientes.

“Os preços que aparecem no app são obtidos das informações de notas fiscais na medida em que são emitidas, mas o estabelecimento não é obrigado a garantir um valor que tenha sido praticado em promoção ou situações como vendas a usuários fidelizados, descontos por pagamento à vista, promoções-relâmpago, entre outras. O consumidor, portanto, deve ligar para a loja e confirmar se o preço permanece o mesmo. Isto pode ser feito diretamente do aplicativo, que exibe o telefone informado pelo estabelecimento na nota fiscal”, assinala o diretor de Produção de Informações da Sefaz-Ba.

Nenhum comentário: