Entreposto de Mel vai beneficiar apicultores da Costa do Descobrimento


Os apicultores da Costa do Descobrimento celebram o Dia do Apicultor, comemorado neste sábado (22), com os preparativos para a inauguração do entreposto de beneficiamento de produtos das abelhas, previsto para esse mês de junho, implantado pelo Governo do Estado, na comunidade Fazenda Santa Cruz, no município de Eunápolis, Território Costa do Descobrimento. 

Com capacidade de produção mensal acima de 30 toneladas, o entreposto vai processar não apenas o produto do município, mas de todo o território, e receberá matéria-prima, em favos ou em baldes, oriundos de outros estabelecimentos, para o fracionamento em potes, sachês e envase em baldes e tonéis.

O empreendimento já está registrado no Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) para atender aos mercados atacadista, varejista e governamental, nacionalmente. 

A ação, que beneficiará diretamente 48 famílias, é fruto de convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), e a Associação dos Apicultores de Eunápolis (ASOAPE), com execução financeira pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). 

O presidente da Asoape, Rubens de Jesus Ribeiro, destaca que a implantação vai dar maior visibilidade aos produtos, pois seguirá todas as normas sanitárias exigidas: “Nós poderemos comercializar nosso produto não só no mercado dos municípios, mas em toda Costa do Descobrimento e em toda a Bahia. Com isso, agregará valor ao nosso produto, pois nós poderemos ter mais uma forma de comercialização. Hoje, comercializamos com entrepostos de outros estados e para atravessadores, que compram nosso mel para exportar”.   

Nenhum comentário: