Atividade da Formação Continuada em Tecnologias na Educação aborda saúde emocional dos educadores


A saúde emocional dos professores em tempos de Ensino Remoto foi o assunto abordado na quarta atividade aberta da Formação Continuada em Tecnologias na Educação, nesta terça-feira (25) às 16h, no canal do IAT, no Youtube. O tema foi apresentado pela psicóloga Tatiana Simões, com a participação da superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Costa Muricy, e da diretora geral do IAT, Cybele Amado. Esta ação faz parte das atividades dos cursos de Produção de Aulas Online e Ferramentas Digitais na Educação, que têm conteúdos focados no uso das tecnologias na educação para auxiliar os professores no período de pandemia.

“Neste momento todos são importantes e nós temos acompanhado as redes municipais e estaduais muito de perto, por meio da tecnologia. Vimos o quanto tem sido difícil. O que mais importa é que sairemos dessa e que estaremos aqui para ajudar a todos e cuidar dos nossos profissionais e estudantes”, declarou a diretora geral do IAT, Cybele Amado.

Explicando sobre o programa “Atenção à Saúde e Valorização do Professor”, criado pela superintendência de RH há 12 anos, a superintendente da pasta, Maria do Rosário Costa Muricy, relatou sobre os serviços de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia que o programa disponibiliza com a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do educador, prestando assistência e apoio a esses profissionais no desempenho de suas atividades. “Eu abracei esse programa por entender o quanto ele é importante e o que ele traz de proposta, que é cuidar de uma rede de professores. Isso não é importante só para os profissionais, é para educação, ainda mais no momento em que estamos vivendo”, pontuou.

Apresentando o panorama das mudanças e adaptação para o ensino remoto e dando dicas para a organização e relação com o emocional, a psicóloga Tatiana Simões, enfatizou a importância dos cuidados para os educadores. “Precisamos olhar para nossa saúde mental, emocional e do corpo, elas estão totalmente interligadas. O que estamos vivendo é novo para todo mundo”, contou.

A próxima live da formação será sobre Plataformas Wiki e Plataforma Anísio Teixeira, com Célio Costa Filho, Membro do Wiki Movimento Brasil. A transmissão será no canal do Iat, no Youtube, nesta quinta-feira (27), às 17h.

Esta é a 2ª turma da Formação, a qual se junta a outras ações do IAT que visam colaborar com educadores no uso das tecnologias na educação. Fazem parte desta iniciativa, o curso de Plataformas e Ferramentas Digitais e o de Produção de Aulas para o Ensino Remoto.

Nenhum comentário: