Equipe da SDR realiza visita técnica às obras do Mercado Municipal e Empório da Agricultura Familiar em Juazeiro


Representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) estiveram, nesta quinta-feira (25), no município de Juazeiro, no Sertão Baiano, para acompanhar o andamento das obras de reforma e ampliação do Mercado Municipal Joca de Souza e da construção do Empório da Agricultura Familiar.

O titular da SDR, Josias Gomes, acompanhado do superintendente municipal de Feiras, Mercados e Camelódromo, José Carlos Medeiros, e de equipes técnicas da SDR e da prefeitura municipal de Juazeiro, percorreram as obras do Mercado Joca de Souza, o mais tradicional da cidade, um empreendimento histórico do município, no qual se comercializam roupas, calçados, carnes, frutas, legumes, artesanato, plantas e raízes medicinais, dentre outros.

“Mesmo com as restrições causadas pela pandemia, o objetivo do Governo do Estado é entregar, o quanto antes, a obra de reforma do mercado Municipal Joca de Souza à população de Juazeiro: Essas visitas às obras, tiveram o propósito de verificar em que estágio estão, pois iremos fazer todo o esforço necessário para que sejam inauguradas ainda este ano”, destacou Josias Gomes.

A obra de reforma do Mercado do Joca, no valor de mais de R$ 3,6 milhões, coordenada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, está em fase de finalização. O equipamento está sendo totalmente reformado, com a construção de um novo prédio, que contará com dois pavimentos, cobertura em telha metálica, pintura, piso, revestimentos cerâmicos, instalações elétricas e hidráulicas, além de serviços diversos.

O projeto de reforma do mercado trará, além de melhoria no saneamento, benefícios à economia local, permitindo a comercialização de produtos de forma segura e higiênica, melhorando assim a qualidade de vida das famílias que vivem do comércio e de toda a população do município.

José Carlos Medeiros destacou que a visita do secretário consolida a demanda da Prefeitura, junto ao Governo do Estado, para dar celeridade às obras: “O secretário conferiu como andam as obras para criar os mecanismos que possam dar celeridade e a empresa cumprir o prazo e entregar a obra até dezembro”.

A obra do Empório da Agricultura familiar tem um investimento de cerca de R$ 3 milhões. Os recursos estão sendo aplicados por meio do projeto Pró-Semiárido, da CAR/SDR, com cofinanciamento do Fundo Internacional Agrícola (Fida). O empório, que está sendo implementado na Vila Bossa Nova, na orla nova de Juazeiro, é uma estratégia para garantir o escoamento da produção da agricultura familiar, gerando emprego e renda para agricultores e agricultoras familiares. 

Foto: Pedro Ângelo / Ascom Juazeiro.

Nenhum comentário: