Feira livre de Paulo Afonso ganha reforço com a chegada de barracas padronizadas


A população do município de Paulo Afonso, no Sertão baiano, passará a contar com uma Feira Livre mais estruturada. Esta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) entregou 200 barracas de feira padronizadas e 200 kits feirantes. Os equipamentos foram destinados, por meio da Campanha Viva Feira & Feira Segura, desenvolvida pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à SDR.

A campanha visa a adequação de espaços e das condições para a comercialização de alimentos, permitindo a regularidade do abastecimento para os centros urbanos e garantindo renda para as famílias agricultoras. Os kits feirantes contêm máscaras de proteção, gorro, avental, frasco de álcool em gel e folheto que explica os cuidados que os feirantes devem ter ao participarem das feiras livres.

“Paulo Afonso é um importante polo de comercialização de produtos agrícolas e comerciais de todos os ramos, sobretudo da agricultura familiar e a SDR tem o interesse em potencializar isso, pois sabemos que quanto mais tiver espaços de comercialização, mais condições as famílias terão de produzir. Estamos ordenando as feiras e criando espaços de comercialização seguros para a agricultura familiar, permitindo que tanto o feirante quanto o comprador tenham condições de estar em espaço preservado de contaminações”, destacou Josias Gomes, secretário de Desenvolvimento Rural.

De acordo com o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, de Paulo Afonso, Paulo Antônio Rangel de Lima, mais conhecido como Nino Rangel, a aquisição dessas barracas tem como objetivo a modernização e melhoria das condições de comercialização e higiene das feiras do ‘Peixe’ e ‘Feirinha’: “As barracas serão distribuídas a partir de um planejamento prévio, realizado pela secretaria, onde foram definidos critérios de escolha dos feirantes que serão beneficiários”.

Por meio da campanha Viva Feira & Feira Segura já foram atendidos cerca de 80 municípios, com a doação de mais de 4.583 barracas de feira livre, superando a meta inicial proposta pela CAR/SDR. Além disso, mais de 350 municípios já foram contemplados com 14.493 kits feirantes.

A ação conta com a parceria do Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), por meio Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), responsável pelo treinamento dos(as) feirantes, para oferecer os instrumentos e conhecimentos técnicos necessários à manutenção do funcionamento das feiras livres dos municípios baianos. O treinamento já foi realizado em 44 municípios, para 1.527 feirantes. Outros nove municípios já estão com o treinamento agendado.

A campanha Viva Feira & Feira Segura atende a municípios que figuram nas primeiras 50 posições com maior incidência de contágio por habitante, utilizando como fonte o Boletim Quinzenal Epidemiológico da Covid-19, elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Foto da Barraca: Fernando Vivas/GOVBA.

Nenhum comentário: