População de Itagimirim passa a contar com Mercado Municipal reformado


As 200 famílias agricultoras que trabalham no Mercado Municipal de Itagimirim e toda a população do município passam a contar com o Mercado Municipal reformado, com condições hidrossanitárias adequadas para a comercialização de produtos. A entrega do equipamento foi realizada, nesta quinta-feira (20), pelo governador Rui Costa.  A ação, executada a partir de convênio entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Prefeitura Municipal de Itagimirim, teve investimentos da ordem de R$433,4 mil. 

Localizado na sede do município, que tem uma população de 6.825 habitantes, a reforma do Mercado Municipal de Itagimirim trará benefícios à economia local, permitindo a comercialização de produtos de forma segura e higiênica, aumentando assim a qualidade de vida das famílias que vivem do comércio e de toda a população do município.

Também foram entregues à Prefeitura de Itagimirim, 30 barracas de feira livre padronizadas e 30 kits feirantes, contendo máscaras de proteção, gorro, avental, frasco de álcool em gel e folheto que explica os cuidados que os feirantes devem ter ao participarem das feiras livres. A iniciativa integra a campanha Viva Feira & Feira Segura desenvolvida pela SDR/CAR, que visa a adequação de espaços e das condições para a comercialização de alimentos, permitindo a regularidade do abastecimento para os centros urbanos e garantindo renda para as famílias agricultoras.

“O município de Itagimirim tem uma importante contribuição na produção de alimentos no Sul do estado e o mercado municipal é importante para a comercialização desses alimentos, além de ser vetor da economia local. Por isso, estamos envidando esforços para melhorar os espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar em Itagimirim e outros municípios baianos", salientou o secretário de Desenvolvimento Rural”, Josias Gomes.

Vinícius Santos de Carvalho, um jovem feirante, de 20 anos, destacou que as barracas, os kits Feirante e o mercado reformado são importantes ações do Governo do Estado, que contribuem para que ele e outros feirantes possam exercer sua atividade: "É muito importante a barraca para a exposição e comercialização dos nossos produtos e também o Kit Feirante é de grande ajuda para a gente fazer a nossa higienização e também para as pessoas que consomem nossos produtos".

 O prefeito de Itagimirim, Luiz Carlos Júnior Silva de Oliveira, conhecido como Luizinho, comemorou as entregas e falou da importância dessas ações: "É de extrema importância a entrega do mercado reformado, porque nós precisamos fortalecer a agricultura familiar em nosso município. Com o mercado vamos conseguir gerar novas oportunidades e também emprego e renda, algo extremamente necessário, especialmente neste momento de pandemia".


Reformas e ampliações

O Governo do Estado, por meio da CAR/SDR, vem investindo na construção, reforma ou ampliação de mercados municipais em toda a Bahia. Com a entrega em Itagimirim, são 26 mercados e centros de abastecimento, desde 2017, entregues a populações urbanas ou rurais, oferecendo estrutura e condições adequadas, tanto para quem produz e vende, quanto para quem compra e consome. Outros 39 mercados, conveniados estão com obras em execução e deverão ser entregues nos próximos meses.


Viva Feira & Feira Segura

Por meio da campanha Viva Feira & Feira Segura já foram atendidos cerca de 80 municípios, com a doação de mais de 4.500 barracas, superando a meta inicial proposta pela CAR/SDR. Além disso, cerca de 240 municípios já foram contemplados com os kits feirantes. 

A iniciativa atende a municípios que figuram nas primeiras 50 posições com maior incidência de contágio por habitante, utilizando como fonte o Boletim Quinzenal Epidemiológico do Covid-19, elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A campanha tem o reforço do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e da Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), que estão garantindo os instrumentos e conhecimentos técnicos necessários à manutenção do funcionamento das feiras livres dos municípios baianos.

Foto: Fernando Vivas/GOVBA.

Nenhum comentário: