Governo de Estado entrega 147 títulos de terra e apresenta projeto para dinamizar produção de leite no Vale do Jiquiriçá


O Território Vale do Jiquiriçá recebeu, nesta sexta-feira (21), 147 títulos de regularização fundiária beneficiando agricultores familiares dos municípios de Amargosa, Brejões, Elísio Medrado, Irajuba, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Laje, Mutuípe, São Miguel das Matas, Nova Itarana, Maracás e Jiquiriçá.

A ação integra a parceria firmada entre a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e o Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Jiquiriçá (Convale), no âmbito do projeto Bahia Mais Forte Terra Legal, que prevê ações integradas e descentralizadas para a regularização fundiária de terras públicas rurais e devolutas, ocupadas e beneficiadas por agricultores e agricultoras familiares.

A entrega foi realizada, no município de Lafaiete Coutinho, durante a IV Assembleia do Convale, e contou com a participação de dirigentes e a equipe técnica da SDR, que apresentou um balanço das ações voltadas para o desenvolvimento rural, sistemas produtivos e impacto na economia, no âmbito da estratégia da SDR Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia.

Também foi apresentada pela SDR uma proposta para o fortalecimento do sistema produtivo do leite, com a previsão de um pacote de serviços, que ampliará ações como limpeza de aguadas, mecanização rural e assistência técnica e extensão rural (Ater), para as famílias agricultoras dos municípios que integram o consórcio, especialmente as que atuam com a produção de leite.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, destacou a importância da parceria com os municípios para dinamizar o sistema produtivo do leite: “Dos 20 prefeitos do consórcio, 17 estavam presentes, uma prova de que essa integração da SDR com as prefeituras, num propósito concreto, sempre dá bons frutos. Houve forte adesão ao projeto de dinamização do sistema produtivo do leite, ao arranjo que concebemos e a relação com os prefeitos. Sem dúvida, vejo como uma grande possibilidade de nós alavancarmos a economia leiteira, que já é forte, e nós vamos dinamizá-la, aproveitando todo o arranjo produtivo que já existe no consórcio e vamos potencializar”.

Ainda em Lafaiete Coutinho, a equipe da SDR visitou as instalações da Associação dos Produtores de Leite de Lafaiete Coutinho (Aprolac) e à sede da Agropecuária e Avicultura do Nordeste (Agranor).

 "O nosso desejo está se realizando. Estamos ligando o setor público, municípios, Estado, setor privado de laticínios, distribuidora de medicamentos veterinários, a Reafrio, escolas técnicas, Sebrae e Senar, com todos produtores de leite, trazendo assistência técnica, consultorias para implantar a governança, tratores, caminhões, laboratório de qualidade do leite, médicos e vários outros benefícios já entendidos pelos que fazem parte desta grande cadeia produtiva, geradora de trabalho e renda", ressaltou o presidente da Convale e prefeito de Nova Itarana, Antônio Danilo.

O presidente da Aprolac, Sanney Anjos D' Andrade, destacou que a SDR apresentou um projeto bem elaborado, que contempla 20 municípios, tanto do Vale do Jiquiriçá, quanto do Médio Rio das Contas, que envolve 900 famílias, e que terá duração de 24 meses: “Essas ações, na cadeia produtiva do leite são extremamente importantes, porque irão trazer maior condição de trabalho e renda para esses municípios, com sustentabilidade e perenidade, no sentido de que essas famílias vão se fortalecer através da produção do leite. Esse envolvimento que a Aprolac tem, com todo esse conhecimento, vai se tornar maior e vai trazer benefícios para muitas famílias e circulação de riqueza dentro dos municípios".

O evento contou ainda com a participação da gestora da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Célia Watanabe, do Chefe de Gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, do superintendente de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), Yulo Oiticica, da equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) e da Bahiater, que atua no Território Vale do Jiquiriçá, de representantes da Aprolac e do presidente do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas (CIMURC), Zenildo Brandão Santana, conhecido como Zé Cocá.

Parceria Mais Forte – Juntos para Alimentar a Bahia

O objetivo da estratégia, executada pela SDR, é garantir e ampliar a produção de alimentos no estado da Bahia, por meio da articulação entre os mais diversos sujeitos sociais que executam políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos. Para isso, estão sendo qualificados os processos de gestão e de execução dessas políticas, entre outras ações.

A parceria entre a SDR e o Convale já garantiu a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que está em funcionamento; a entrega de mais de 2.600 títulos de regularização fundiária dos municípios que integram o consórcio.

Nenhum comentário: