Aula inaugural marca início dos 27 cursos técnicos de nível médio do Mediotec.



Com o objetivo de marcar o início dos 27 cursos técnicos do Mediotec, a Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta segunda-feira (11), a aula inaugural dos cursos técnicos de nível médio em Música e Museologia, no Centro Estadual de Educação Profissional em Música, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador. Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer o conteúdo programático e tirar dúvidas sobre o andamento dos cursos que terão duração de 18 meses. A partir do dia 18 de novembro, todas as 54 turmas dos 37 municípios em 18 Territórios de Identidade iniciam as aulas com 1.414 vagas disponibilizadas.

A diretora da Educação Profissional e Tecnológica, Danile Sanches, da Secretaria da Educação, fala da oportunidade oferecida aos estudantes da rede. “Esta é uma chance para os alunos das escolas estaduais do 2º e 3º ano do ensino médio poderem ingressar em um curso técnico para terem uma qualificação profissional e já estarem aptos para o mundo do trabalho”, destaca. Danile ainda ressalta um diferencial dos cursos. “Além de qualificar o estudante para a busca do emprego em sua área, vai dar condições que os participantes tenham conhecimento para empreender e abrir seu próprio negócio”, disse.

Para o estudante do 2º ano, Antônio Marcos Melo, 18, do Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, no Bonfim, o curso foi uma chance de aprimorar seu conhecimento. “Já venho atuando no campo musical e agora posso aprender mais os aspectos técnicos. Também fiquei bastante contente em poder conciliar o ensino médio com o profissional, e esse é apenas um passo para seguir um aprendizado acadêmico que pretendo ter futuramente”, disse.

Com grande expectativa, o estudante do 2º ano, Vitor Souza, 15 anos, do Colégio Estadual Clériston Andrade, em Itacaranha, explicou porque escolheu cursar Museologia. “Essa é uma área que me interessa pois trabalha com a história e para entendermos o presente precisamos ter esse conhecimento. Por isso, acredito que fazendo o que gosto posso ser um profissional melhor e seguir uma carreira mais produtiva. E quanto mais jovem conseguir me qualificar, mais oportunidade vou conseguir”, afirmou.

O Mediotec é uma ação do Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que disponibiliza uma nova oferta de curso técnico de nível médio na rede estadual de ensino, no qual os estudantes matriculados no 2º ano ou 3º ano do Ensino Médio poderão fazer o curso técnico no turno oposto aos quais fazem o ensino regular.  Entre os cursos ofertados estão os técnicos em: Agronegócios, Agroecologia, Agroindústria, Administração, Aquicultura, Hospedagem, Guia de Turismo, Teatro, Canto, Dança, Eventos, Cenografia, Instrumento Musical, Agenciamento de Viagem, Pesca, Recursos Pesqueiros, Controle Ambiental, Cozinha, Zootecnia, Computadores, Telecomunicações, Redes de Computadores, Informática, Artesanato, Museologia, Controle Ambiental, Qualidade, Automação Industrial, Produção de Áudio e Vídeo.

Foto: Suâmi Dias.

Nenhum comentário: