Governo do Estado lança edital para garantir água para produção e cuidado animal

Nesta sexta-feira (22/03), Dia Mundial da Água, o Governo do Estado da Bahia lançou um importante edital visando ampliar o acesso à água para produção de alimentos e dessedentação animal em regiões rurais do estado. O Edital Bahia Sem Fome – Água para Produção de Alimentos e Dessendentação Animal, tem como objetivo implementar tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva, contemplando a instalação de 1.125 cisternas calçadão, de 52 mil litros, e 1.722 barreiros trincheiras, no âmbito do Programa Água para Todos.

Serão destinados cerca de R$ 50 milhões, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e o Programa Bahia Sem Fome.  A ação será executada por meio da seleção e contratação de organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, que ficarão responsáveis pela implementação das tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva.

Ao total, serão contemplados agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais de 45 municípios, distribuídos em 13 territórios de identidade da Bahia. O objetivo é enfrentar a insegurança alimentar e nutricional associada à escassez de água.

“São investimentos para mudar a vida de muitas famílias do Semiárido baiano, com o tema da água. Levando água, estamos levando oportunidade e dignidade e é com essa construção que queremos uma Bahia Sem Fome”, afirma o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

O edital visa dois eixos do Programa Bahia sem Fome: Abastecimento Hídrico e Inclusão Socioprodutiva. Tiago Pereira, coordenador do Bahia Sem Fome, destaca que a água é um recurso importante para a manutenção da vida, inclusive para a produção de alimentos. “Hoje, estamos aqui no Dia Mundial da Água e o Governo do Estado lança um grande edital para o Semiárido brasileiro, considerando que dois terços desse estado são municípios do Semiárido. A nossa expectativa é que esse edital ajude na agenda de erradicação da fome".

Além de promover o acesso à água para produção, o edital também busca fortalecer a resiliência das comunidades rurais diante dos desafios climáticos. Para Célia Firmo, coordenadora do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, o lançamento desse edital de água para produção é de grande importância para a agricultura familiar baiana. “A gente saiu de um longo período de estiagem e a população da agricultura familiar, a população rural da Bahia precisa ampliar a sua estrutura de resiliência".

O edital estará disponível no site www.car.ba.gov.br a partir da próxima segunda-feira (25/03).

Nenhum comentário: