Sepromi celebra o mês das mulheres com ações de fomento ao empreendedorismo negro feminino

Como parte das celebrações do mês da mulher, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) realiza, ao longo de março, uma série de atividades para fortalecer a geração de renda e promover a autonomia econômica feminina. A agenda inclui lançamento de projetos de fomento ao empreendedorismo negro, feiras para comercialização de produtos e ações formativas.

A programação começou no dia 1º, com a abertura do projeto executado pela União das Associações dos Pequenos Agricultores de Cansanção (UAPAC), cujo objetivo é promover a aquisição de equipamentos e insumos para ampliação do Restaurante Comunitário Recanto Sabores da Terra, fortalecendo a inclusão social e o empoderamento econômico, principalmente de mulheres negras monoparentais. A iniciativa é uma das 25 selecionadas no Edital de Empreendedorismo Negro da Sepromi, que recebeu um investimento total de R$ 4,2 milhões para incentivar o desenvolvimento de negócios liderados por pessoas negras na Bahia.

Outro projeto contemplado no certame começa nos dias 15 e 16 de março, no município de Castro Alves, no Recôncavo baiano. Durante a Feira Literária do Poeta (Flipo), a Associação das Donas de Casa da Bahia inaugura o circuito de feiras territoriais do empreendedorismo negro, dando destaque à produção das mulheres. Até o final de março, 17 projetos contemplados na chamada pública iniciarão as atividades, com ações voltadas para as mulheres negras nos municípios de Salvador, Maraú, Ilhéus, Camaçari, Remanso e Santo Antônio de Jesus.

Afrocolab – Localizada no Piso L1 do Salvador Shopping, a loja colaborativa do afroempeendedorismo, Afrocolab, também integra as comemorações.  O espaço criado pelo Governo do Estado, por meio da Sepromi, reúne 93 marcas de moda, decoração e estética. Até o próximo dia 31, a vitrine da loja dá visibilidade à produção feminina, como parte do projeto “Mulheres Lideram o Empreendedorismo”, que está sendo executado pelo centro comercial.

Em parceria com o projeto Empodera Ela, a Afrocolab estará presente ainda, entre os dias 8 e 22 de março, no piso L2 do Shopping da Bahia, em uma agenda de palestras, rodas de diálogos e exposição de produtos de mulheres empreendedoras.

Feira Saúde Mais Perto – A Arena Fonte Nova, na capital baiana, será palco da Feira Saúde Mais Perto – Março de Todas as Mulheres, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

A Sepromi também participa do evento, no período de 8 a 10 de março, com os serviços do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, Feira de Empreendedorismo de Mulheres Negras, Indígenas e Quilombolas, rodas de conversa sobre saúde e oficinas de estética.

Expo Mulher – Já o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) foi o espaço escolhido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) para a realização da Expo Mulher, que acontece até amanhã (8).

Durante o evento, a Sepromi e a Desenbahia realizam inscrições para o CrediAfro, linha de crédito destinada a empreendedores negros e negras, com oferta de R$ 10 milhões e juros de apenas 1% ao mês.

Nenhum comentário: