Bahia sedia Meeting Paralímpico pela primeira vez e reúne atletas da capital e do interior em competições esportivas

Atleta paralímpico, Marcos Paulo Giudice tem 23 anos e faz natação há quatro. Há um ano, ele treina para competições sob o comando da medalhista paralímpica baiana, Verônica Almeida. Marcos é portador de osteogênese imperfeita, doença conhecida como ossos de vidro, desde a infância ele lida com as limitações, mas encontrou no esporte mais uma possibilidade de superação. Vindo de Jequié, ele participa, neste sábado (16), da sua primeira competição, durante o Meeting Paralímpico Loterias Caixa. 

O evento vai reunir, em Salvador, cerca de 200 atletas da capital e do interior em disputas de natação, tiro com arco, bocha e atletismo. “Hoje, eu treino com o objetivo de chegar ao topo, de chegar a lugares que eu nunca imaginava que seria possível. A gente vai se adaptando como pode, quebrando barreiras e limites”, disse Marcos direto da piscina, onde acredita que está pronto para conquistar excelentes resultados.

Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), e do Centro de Referência Paralímpico da Bahia (CRPBA), o torneio é classificatório para qualquer competição nacional realizada pela entidade. As provas acontecem na Piscina Olímpica da Bahia, na Avenida Bonocô, a partir das 8 horas, e na Vila da Polícia Militar, no bairro do Bonfim, onde acontece também a abertura oficial, a partir das 7h30. A entrada é gratuita.

De acordo com o diretor de fomento ao esporte da Sudesb, Wilton Brandão, o órgão está oferecendo apoio técnico e financeiro ao evento, investindo R$360 mil reais para viabilizar a participação dos atletas baianos. O apoio do Governo está garantindo transporte, hospedagem e alimentação para toda a delegação do interior do estado. Além disso, para todos os inscritos, uniformes e a equipe de apoio com profissionais especialistas no paradesporto, fisioterapeutas, áudio descritores e monitores).

“Nós temos atletas da capital e de cidades do interior como Jequié, Taperoá, Ituberá, Valença, Porto Seguro, Alagoinhas, Dias D’Ávila e Vera Cruz. Está bem diversificada a delegação da Bahia. A nossa visão é de fortalecer o esporte paralímpico, ampliar e fomentar a prática do paradisporto no nosso estado. Nós temos uma política pública criada na Sudesb, com um núcleo de apoio para o paradisporto, e esse evento vem exatamente no sentido de fortalecer a participação de atletas baianos em competições nacionais e também nas Paralimpíadas de Paris, que ocorrerão esse ano” destacou.

Antes de chegar a Salvador, o Meeting Paralímpico de 2024 passou por Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC), Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR) e Cuiabá (MT). “Para a Bahia, vai ser um divisor de águas porque é o primeiro evento que a gente faz desse nível e traz uma expectativa muito grande nessa perspectiva de estar trazendo novas pessoas para esse legado paralímpico, reconhecendo novos talentos e oportunizando muitos jovens e paratletas, além de trazer uma grande autoestima para o paratleta, para toda sua família e para comunidade”, garantiu o representante do CPB e do CRPBA, Virgílio Leiro.


Convocação 

Atuando como técnica da Fundação José Silveira, que trouxe 12 atletas da delegação de Jequié, Verônica Almeida, convocou a população para participar do evento.  “Nós vamos ter, dentro desse Meeting, o Intercentro que vai funcionar o Campeonato Regional Escolar, o Universitário e, para aqueles que não têm classificação, mas querem aproveitar para fazer um pouco da sua experiência de água. Está todo mundo numa grande expectativa. Amanhã que vai começar realmente a competição, que as pessoas venham conhecer como é e venham aplaudir os atletas que estão aqui”, disse a nadadora.

Por: Lina Magali.

Nenhum comentário: