No dia em que comemora 49 anos, o Museu Geológico da Bahia estreia exposição no Salvador Shopping

A mostra sobre fósseis e meteoritos começa nesta segunda-feira (04) e segue até dia 31

O Museu Geológico da Bahia (MGB), órgão administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), completa 49 anos nesta segunda-feira (04/03). E para comemorar o quase meio século de funcionamento, o equipamento leva ao Salvador Shopping a exposição ‘Quase Cinquenta: preservando riquezas, de meteoritos a fósseis’. A exposição dispõe de rochas espaciais que um dia foram um meteoro/estrela cadente, com destaque para o maior meteorito em massa recuperada no Brasil, o famoso Bendegó. Além desses fósseis, que registram espécie de seres que habitaram o nosso território nos períodos Triássico, Jurássico, Cretáceo e outros, como os insetos, peixes, madeiras, âmbar e muito mais.

“Celebramos os 49 anos do MGB, um lugar que nos permite explorar as maravilhas do solo e das rochas, mergulhar na história geológica e no patrimônio mineral do nosso estado. São milhares de peças que nos levam em uma viagem pelo tempo. E agora, todo esse encanto que está disponível em nossa sede, no Corredor da Vitória, estará disponível pela segunda vez em um dos principais centros comerciais do nosso estado”, comemorou o secretário da SDE, Angelo Almeida.

A ação fará parte da exposição “Mundo Jurássico”, exibida desde o último domingo (25) na praça central do shopping, que apresenta mais de 40 espécies descobertas no Brasil e em outras regiões do mundo. A mostra é gratuita e estará disponível no piso L2 do shopping de segunda a sábado, das 09h às 22h, e aos domingos, das 12h às 21h.

 

Visita monitorada

Durante os dias da exposição, estudantes de Geologia e funcionários do Museu Geológico estarão à disposição para monitorar as visitas, tirando dúvidas do público. De segunda a domingo, os monitores estarão disponíveis das 13h às 19h.

 

O MGB

Inaugurado em 4 de março de 1975, o Museu é um centro de pesquisa, divulgação e preservação do patrimônio geológico da Bahia, que desenvolve projetos de cunho científico, educativo e cultural. O espaço conta ainda com um cinema e um café, de onde se pode apreciar o mural Flor de Pedras do artista plástico Juarez Paraíso.

O equipamento possui um dos maiores acervos de rochas, minerais, pedras preciosas e fósseis da Bahia, com mais de 20 mil peças, proporcionando aos seus visitantes uma viagem no tempo geológico através das suas exposições temáticas: Meteoritos, Universo/Sistema Solar, Minerais, Rochas, Recursos Minerais, Minerais e Rochas Industriais, Artesanato Mineral, Garimpo, Minerais Radioativos, Energia dos Cristais, Gemas, Petróleo, Otto Billian, Rochas Ornamentais e Fósseis.

Foto: Divulgação.

Nenhum comentário: