Bahia e Rio Grande do Norte fortalecem parceria para desenvolvimento rural

Representantes dos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte estão unindo esforços em um intercâmbio para compartilhar experiências e boas práticas em projetos de desenvolvimento rural, que iniciou nesta segunda-feira (04/03). O foco principal está nas ações realizadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) especialmente no serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), bem como a implantação de projetos produtivos por meio de editais.

"Estamos aqui para escutar as demandas e compartilhar a experiência dos últimos nove anos", ressaltou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro. O diretor-presidente da CAR também mencionou as mudanças nos projetos do estado da Bahia, destacando a transição do Bahia Produtiva para o Bahia que Produz e Alimenta, assim como do Pró-Semiárido para o Parceiros da Mata.

Por sua vez, Alexandre Lima, secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) do Governo do Rio Grande do Norte, ressaltou duas iniciativas em andamento no estado, uma em parceria com o Banco Mundial e outra com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), focadas no trabalho com agroindústrias e no contexto da assistência técnica. “A Bahia é referência em políticas públicas para a agricultura familiar e viemos aprender, ver como essas ações são feitas aqui, para podermos avançarmos nesse tema com sucesso”.

O intercâmbio, que ocorre até esta quarta-feira (06/03), aborda projetos e ações de apoio à inclusão produtiva e ao acesso ao mercado. Estão sendo apresentadas as ações de Ater desenvolvidas pelo Projeto Bahia Produtiva, com destaque para os Agentes Comunitários Rurais (ACR). A programação também inclui discussões sobre a operacionalização da contratação desses agentes, bem como visita à sede do Movimento de Organização Comunitária (MOC), em Feira de Santana, uma das 29 Organizações Não Governamentais contratadas para executar o serviço de Ater a agricultores, associações e cooperativas.

O intercâmbio, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Osni Cardoso, visa fortalecer a troca de conhecimentos e práticas entre os dois estados, promovendo o desenvolvimento sustentável e aprimorando as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural.

Nenhum comentário: